Workshop inicia capacitação de servidores para melhoria de processos na Uneal
O reitor da Uneal, Odilon Máximo, destacou que a qualificação dos profissionais e melhorias das atividades geram resultados que impactam no fortalecimento institucional.
Servidores técnico-administrativos, docentes e gestores dos seis campi da Universidade Estadual de Alagoas participaram, nesta quarta-feira (19), do Workshop Mapeamento de Processos – 2ª Onda, no Campus I, em Arapiraca. A ação integra o programa Moderniza Uneal que visa garantir eficiência e qualidade às atividades desenvolvidas na instituição.
O reitor da Uneal, Odilon Máximo, destacou que a qualificação dos profissionais e melhorias das atividades geram resultados que impactam no fortalecimento da institucional. “É por meio da qualidade dos serviços prestados que conquistamos mais reconhecimento e investimentos para a nossa Uneal”, afirmou.
O workshop foi conduzido pelo administrador e consultor Mateu Sá que destacou os processos de modernização pelos quais a Uneal está passando, como a atualização do Sistema Acadêmico, a implantação do Acervo Digital e Biblioteca, do diploma digital, entre outros. Todas essas atividades integram o início de uma nova fase na gestão de processos da Uneal.
Nesta primeira etapa, os servidores da Reitoria, Pró-Reitorias e Órgãos de Assessoramento realizaram um mapeamento e levantamento dos processos desenvolvidos em suas unidades, identificando por meio da ferramenta Diagrama da Tartaruga informações que permitirão padronizar e melhor executar os trabalhos diários.
“Esse mapeamento e modelagem de processos, ou seja, a padronização dos processos realizados na Universidade, pretende que os servidores construam coletivamente o melhor fluxo a ser seguido para os processos, tendo sempre orientadores os princípios que regem a administração pública, como a desburocratização, a eficiência e a economicidade”, explicou o vice-reitor Anderson Barros.
Cada equipe teve a oportunidade de apresentar os processos desenvolvidos em seu setor, gerando, assim, uma melhor compreensão das rotinas pelo demais colegas. “Recebemos muitos feedbacks positivos sobre o workshop. ‘Apesar de ter sido somente um dia, hoje todos temos uma visão do que cada setor desenvolve. Inclusive é uma forma de entendermos o todo e as mudanças que as demandas institucionais vêm trazendo para cada setor”, avaliou Barros.