Governo de Alagoas deve lançar concursos públicos para diversas áreas
Paulo Dantas anunciou mais de 200 vagas para a Universidade Estadual de Alagoas
O Governo de Alagoas anunciou um conjunto de medidas estratégicas com o objetivo de enfrentar o déficit de servidores públicos estaduais. Dentre essas medidas está a realização de concursos públicos regulares, ajustes salariais, programas de capacitação e parcerias privadas para suprir carências temporárias e permanentes. De acordo com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), está prevista a realização de concurso público para 11 órgãos da estrutura do governo.
A Seplag formou Grupos de Trabalho (GTs) compostos por servidores das diversas pastas, que têm até o final do ano para concluir um relatório detalhado sobre a realidade do funcionalismo público. Esses relatórios serão essenciais para traçar um panorama das necessidades de vagas e das características dos quadros de pessoal, conforme informado pela assessoria da Seplag.
"A Seplag, em parceria com os órgãos competentes, está analisando a viabilidade de concursos com base em dados e evidências. Os grupos de trabalho estão avaliando a necessidade de vagas e as características dos quadros de pessoal", afirmou a assessoria da Seplag ao Portal Gazetaweb. Os GTs formados dentro do Governo do Estado estão atuando para apresentar relatórios robustos e condizentes com a realidade dos entes, quanto à existência de déficit.
Em junho deste ano, foi lançado o Censo do Servidor para criar uma base de dados que orientará novas ações e projetos. Além disso, a Seplag tem realizado diversas ações de valorização do servidor nos últimos anos, como o Mês do Servidor, realizado em outubro, que engloba uma série de atividades e premiações de reconhecimento.
Para as pastas com quadro funcional envelhecido, a Seplag, em parceria com a Escola de Governo e o AL Previdência, está preparando trilhas de conscientização para aposentadoria.
O maior desafio, segundo a Seplag, é coletar informações precisas para embasar ações e decisões, garantindo que todas as análises sejam baseadas em dados concretos e reflitam a realidade.
Os órgãos que deverão realizar concursos incluem a Controladoria Geral do Estado (CGE); o Instituto para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater); o Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Alagoas (Detran); a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal); o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon/AL); e o Instituto do Meio Ambiente (IMA). Além destes, nas pastas onde foram formados grupos de trabalho, estão contempladas a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal); o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral); a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); e a própria Seplag.
Em junho, o governador Paulo Dantas já havia anunciado a realização de concurso público para preenchimento de vagas para professores e técnicos na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), demonstrando o compromisso do governo com a melhoria e valorização do funcionalismo público no estado.
Últimas notícias
Abono Salarial: pagamento de lote complementar começa nesta quinta (15)
Homem é morto a tiros em via pública no bairro Rio Novo, em Maceió
Polícia indicia duas pessoas após morte em clínica clandestina de aborto em Arapiraca
Oplit recupera motocicleta após rastreamento em condomínio de Maceió
Motorista de aplicativo é esfaqueado dez vezes durante corrida em Maceió
Inhapi decreta situação de estiagem por 180 dias após falta de chuvas
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
