Governo de Alagoas entrega em julho três sistemas de dessalinização em Major Izidoro
Com investimento de R$ 1,5 milhão, comunidades rurais vivem nova fase de abastecimento hídrico no Semiárido alagoano

A cidade de Major Izidoro vai celebrar um marco importante para suas comunidades rurais no próximo dia 2 de julho, com a entrega, pelo Governo do Estado, de três novos sistemas de dessalinização, um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão. Parte integrante do Programa Água Doce, esses sistemas são destinados a comunidades que enfrentam a escassez hídrica no Semiárido alagoano.
Cada equipamento, composto por três membranas e vazão média de 600 litros/hora, representa não apenas um avanço técnico, mas uma mudança real na vida das cerca de 500 pessoas beneficiadas nas comunidades de Cajarana, Lagoa da Vaca e Cajá, áreas que historicamente sofrem com a falta de água.
A iniciativa, financiada pelo convênio firmado entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), não apenas aumenta a oferta hídrica nessas regiões, mas, também, promove o desenvolvimento socioeconômico local ao proporcionar acesso democrático à água.
O impacto positivo do sistema de dessalinização vai além da disponibilização de água potável. Ele incorpora cuidados técnicos, ambientais e sociais na sua implantação e gestão, promovendo o uso sustentável das águas subterrâneas.
“É uma grande satisfação celebrar mais um passo em nossa luta contra a escassez hídrica no Semiárido alagoano. A inauguração desses três sistemas de dessalinização em Major Izidoro representa não apenas um investimento em infraestrutura, mas um compromisso com o bem-estar de nossas comunidades rurais”, afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César.
A gestão compartilhada dos sistemas pelas comunidades beneficiadas garante uma abordagem participativa e sustentável, assegurando que os recursos sejam utilizados de maneira responsável e eficiente.
O Governo de Alagoas, por meio da Semarh, tem reafirmado o seu compromisso com a sustentabilidade e a melhoria das condições de vida das populações rurais do Semiárido alagoano, continuando a trabalhar em projetos que garantam o acesso à água de qualidade e o desenvolvimento sustentável das regiões mais vulneráveis.

Últimas notícias

Ação + Centro Novo atende cerca de 300 pessoas em Arapiraca

Polícia Civil busca informações sobre desaparecimento de idoso em Maceió

Polícia Civil indicia PM`s envolvidos no caso Gabriel Lincoln por homicídio culposo e fraude processual

‘Sabia que uma hora a conta ia chegar’, diz Silas Malafaia sobre ser alvo de Alexandre de Moraes

Nova Lei para recolhimento de animais nas rodovias entra em vigor em Maragogi

Relatoria da CPMI do INSS pode definir candidatura de Alfredo Gaspar ao Senado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
