Agreste

Fórum de Saúde do Trabalhador promove força da classe e reforça compromisso da Gestão Municipal

Evento promovido pelo Cerest Arapiraca debateu temas como garantia de direitos, subnotificação de casos de acidentes e trabalho infantil

Por 7segundos/Assessoria 04/07/2024 14h02
Fórum de Saúde do Trabalhador promove força da classe e reforça compromisso da Gestão Municipal
O evento foi realizado no Planetário e Casa da Ciência, localizado no Lago da Perucaba. - Foto: Ascom Arapiraca

Arapiraca é e sempre foi uma cidade movida pela força do trabalho, terra de homens e mulheres trabalhadores. Por isso, defender os direitos e promover a saúde, bem-estar e segurança desta classe é uma das prioridades da Prefeitura de Arapiraca, que por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), realizou nesta quarta-feira (4) o V Fórum de Saúde do Trabalhador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Arapiraca.

O evento foi realizado no Planetário e Casa da Ciência, localizado no Lago da Perucaba. Durante o encontro, foram debatidos temas pertinentes à classe de trabalhadores, como a garantia de direitos previstos por lei, a intensificação do combate ao trabalho infantil, a subnotificação de casos de acidentes e a uberização do trabalho, que diz respeito a uma nova modalidade de emprego entre trabalhadores que prestam serviço conforme demandas e utilizando plataformas on-line.

O fórum contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, OAB, Ufal e Uneal. Além disso, também marcaram presença gestores e representantes de municípios da 7ª e 8ª Região de Saúde.

“Esse projeto faz parte das ações do nosso Plano Anual de Saúde e também do centenário de Arapiraca, é um espaço de discussão fundamental para que possamos achar caminhos para promover um trabalho digno e humanizado para todo arapiraquense”, explicou a secretária Rafaella Albuquerque.

Em nome de toda a equipe do Cerest Arapiraca, a coordenadora Wagda Costa, também destacou a importância do Fórum e se mostrou contente com o resultado. “Nós estamos muito orgulhosos, o Cerest trabalhou muito para que esse projeto fosse executado e o evento foi um sucesso. Sem dúvidas, esse espaço de discussão é muito importante para todo trabalhador e trabalhadora, afinal discute temas que impactam diretamente em suas vidas”, comemorou.