Delmiro Gouveia sedia 1ª Conferência Territorial de Economia Solidária em Alagoas
Encontro debateu o papel da economia solidária no desenvolvimento socioeconômico de Alagoas
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, realizou, nesta terça-feira (9), a 1ª Conferência Territorial de Economia Solidária em Alagoas, em Delmiro Gouveia. O encontro contemplou a região do médio e alto Sertão.
A conferência reuniu diversos atores sociais, empreendedores, gestores públicos dos ramos da agricultura, turismo, desenvolvimento econômico, trabalho, assistência social e representantes da sociedade civil para debater o papel da economia solidária no desenvolvimento socioeconômico da região e propor políticas públicas que incentivem e consolidem práticas econômicas solidárias e sustentáveis.
Para o secretário executivo do Cooperativismo, Adalberon Sá Júnior, o encontro marca o retorno de uma agenda nacional e um caminho de reconstrução da política de economia solidária. “As conferências são uma grande porta aberta para construir as políticas a partir da escuta da sociedade, uma escuta de quem faz a economia solidária na ponta, sejam os empreendimentos cooperativos, associações, grupos produtivos não formais, sejam as entidades de apoio como as universidades, sejam os órgãos públicos, os gestores públicos para colocar todos em uma mesma sintonia de reconhecer e de compreender o papel e a importância da economia solidária como instrumento de desenvolvimento socioeconômico para o estado de Alagoas”, afirmou.
Além da Conferência do Médio e Alto Sertão, serão realizadas conferências nas regiões do Agreste e Planalto da Borborema, Litoral Norte e Serrana dos Quilombos, Baixo São Francisco e Tabuleiro do Sul e Metropolitana.
.jpg)
As Conferências Territoriais antecedem a Conferência Estadual, que acontecerá em dezembro, e a 4ª Conferência Nacional de Economia Solidária, que acontecerá em abril de 2025.
De acordo com Adalberon, as conferências territoriais elegerão 20 delegados estaduais que representarão Alagoas na Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária, levando as principais demandas de fomento da economia solidária do estado. “Tem empreendimento de economia solidária nos 102 municípios. A gente estima cerca de mil empreendimentos, nas mais diversas áreas de atividade econômica, gerando renda. Alagoas é um dos primeiros estados que começou a fazer as conferências, e a do Médio e Alto Sertão foi de uma altíssima participação, superou as nossas expectativas”.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
