UFBA publica edital para doutorado interinstitucional em educação para docentes da Uneal
Para mais informações sobre o programa, os candidatos devem consultar a página do PPGE/UFBA.
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas da turma especial do Doutorado Interinstitucional em Educação para Docentes Efetivos da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em conformidade com o Regulamento de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (REG-PG/UFBA), com a Resolução nº 01/2017 do Conselho Acadêmico de Ensino da UFBA, e com o Regimento Interno do Programa.
A seleção da turma especial de Doutorado Interinstitucional do PPGE da UFBA para Docentes Efetivos da Uneal é resultado de um Termo de Execução Descentralizada celebrado entre ambas instituições. A matrícula dos alunos selecionados só poderá ocorrer após a assinatura e a publicação no Diário Oficial da União do referido termo, além da sua respectiva execução orçamentária conforme cronograma de desembolso previsto.
O período de inscrição vai de 12 a 26 de julho. Todas as informações e resultados relativos a este processo seletivo estarão disponíveis exclusivamente no site do programa: www.pgedu.faced.ufba.br.Qualqu... comunicação sobre o processo seletivo deve ser realizada unicamente através do e-mail: [email protected].
O processo seletivo será coordenado por uma comissão específica, e as bancas examinadoras das etapas do processo serão compostas por comissões designadas para esse fim. A proficiência instrumental em duas línguas estrangeiras (Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão ou Mandarim) é necessária para a realização do curso de Doutorado. Este edital não prevê a realização de prova específica para avaliação dessa competência, ficando sob responsabilidade do(a) candidato(a) a comprovação desta proficiência, nos moldes do item 10.3 do edital.
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem como área de concentração Educação, Sociedade e Práxis Pedagógica, oferecendo cursos de Mestrado e Doutorado acadêmicos. As disciplinas do DINTER serão ofertadas presencialmente, no formato de módulos, na Uneal, com atividades de orientação realizadas de acordo com tratativas com o(a) orientador(a).
A Uneal compromete-se a prover todas as condições administrativas necessárias para que os selecionados possam desenvolver satisfatoriamente o curso, visando o melhor rendimento acadêmico. Também se compromete a liberar integralmente das atividades funcionais no semestre da escrita da versão final da tese, desde que haja planejamento do docente com seu coordenador.
As linhas de pesquisa do PPGE/UFBA são as seguintes:- Currículo e (In)Formação;- Educação, Cultura Corporal e Lazer;- Educação e Diversidade;- Linguagem, Subjetivações e Práxis Pedagógica;- Política e Gestão da Educação.
Para mais informações sobre o programa, os candidatos devem consultar a página do PPGE/UFBA.
O curso de Doutorado em Educação tem duração de 48 meses e 24 créditos em disciplinas, com até 15 vagas para docentes efetivos da Uneal, sendo 10 em ampla concorrência e 5 para pessoas pretas ou pardas (PPP). A seleção se dá por meio de duas modalidades de vagas: ampla concorrência e vagas reservadas para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos).
As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas por e-mail, seguindo o cronograma do edital, e a confirmação da inscrição é condição para a realização das etapas do processo seletivo. No ato da inscrição, os candidatos devem anexar documentos digitalizados e salvos em formato PDF.
A seleção será composta por análise de projeto e arguição. Os critérios de avaliação incluem adequação da estrutura, correção no uso da língua portuguesa, articulação entre o tema do projeto e a linha de pesquisa, entre outros. Os candidatos aprovados em todas as etapas estarão habilitados a ingressar no curso, condicionado ao cumprimento das exigências do edital e entrega da documentação necessária.
Para mais detalhes e acesso ao edital completo, os interessados devem visitar o site do PPGE/UFBA.

Últimas notícias
Corações da Paz nas Escolas retoma atividades no próximo sábado
Lei de autoria de Cabo Bebeto garante validade indeterminada para laudos médicos de pessoas com deficiência em AL
[Vídeos] Forte chuva causa alagamentos em diversos pontos de Delmiro Gouveia
Suspeito de estelionato é preso com documentos falsos em cartório na Barra de São Miguel
Homem é preso após ameaçar irmãs e tentar invadir residência na zona rural de Coité do Nóia
Briga entre homens deixa um deles com perna quebrada no bairro Boa Vista, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
