Arapiraca recebe 3º Encontro Interinstitucional de Medidas Socioeducativas
Evento reuniu técnicos da Assistência Social de vários municípios do Agreste

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promoveu, nesta quarta-feira (11), em Arapiraca, o 3º Encontro Interinstitucional de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto e Extensão de Medida. O evento reuniu técnicos da Assistência Social de vários municípios da região Agreste.
Em Alagoas, os egressos do Sistema Socioeducativo são assistidos pelo programa Pega a Visão, que tem a finalidade de estimular o desenvolvimento e a autonomia dos adolescentes, garantir seus direitos e, principalmente, prevenir a reincidência infracional.
O programa oferece acompanhamento com assistente social, psicólogo, pedagogo, advogado e educador social, além de promover a qualificação desses jovens para o mercado de trabalho.
A coordenadora do Pega a Visão, Samylla Gouveia, explica que o 3º encontro fomentou a interlocução entre as políticas públicas, visando aprimorar as práticas adotadas no acompanhamento dos egressos do sistema socioeducativo em seus municípios de origem, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e segura.
“Os municípios têm sido grandes parceiros, desenvolvendo o trabalho de atenção integral aos adolescentes do território e fazendo com que essa política pública avance cada vez mais. O Estado de Alagoas dá a contrapartida, implementando esta política para que jovens oriundos do sistema socioeducativo sejam reinseridos na sociedade e no mercado de trabalho, o que refletirá na redução dos índices de violência”, explica Samylla Gouveia.
A assistente social Maysa Carla, que coordena o Centro de Referência de Assistência Social (Creas) em Arapiraca, destacou a relevância da abordagem interinstitucional para o sucesso das medidas socioeducativas e a criação de um ambiente de apoio aos jovens em processo de ressocialização.
“Hoje aprendemos muito sobre trabalhar projetos de vida; algo que buscamos construir junto com os adolescentes, além de conhecer melhor o programa Pega a Visão e a parceria para a qualificação profissional deste público. Acredito que, a partir desse encontro, traremos mais frutos para o nosso município”, afirmou a coordenadora.
A terceira edição do encontro interinstitucional compõe o ciclo de eventos promovidos pela Seprev para fortalecer o acompanhamento aos egressos do Sistema Socioeducativo de Alagoas. A iniciativa já contemplou as regiões Norte e Metropolitana e irá atender os 102 municípios alagoanos.
Últimas notícias

Câmara barra indicação de Eduardo Bolsonaro como líder da minoria

Lula abre debate da Assembleia Geral da ONU hoje e deve fazer contraponto a Trump

Mãe que acobertava abusos sexuais contra a filha no Sertão de Alagoas é presa em São Paulo
![[Vídeo] PF faz operação contra estelionato em agências da Caixa em Alagoas e bloqueia meio milhão](https://img.7segundos.com.br/j8y8DZkKoV0qxp5w_gvBgOXtqRA=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-09-23-at-082449.jpeg)
[Vídeo] PF faz operação contra estelionato em agências da Caixa em Alagoas e bloqueia meio milhão

Secretário de Lívia Carla é preso em operação do IMA na Barra de Santo Antônio

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 48 milhões
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
