Governo de Alagoas realiza Dia D para emissão de carteiras de identidade em Carneiros
Ação itinerante garante direitos civis, e economiza tempo e recursos ao levar serviço diretamente para perto da população
O Instituto de Identificação de Alagoas vai realizar na próxima sexta-feira (19) uma ação itinerante para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O “Dia D” será realizado na Escola Oton Gaspar de Farias, que fica na Rua Adão Vieira, no Centro da cidade de Carneiros, no sertão alagoano. Serão ofertadas 70 fichas para os moradores que serão atendidos por ordem de chegada a partir das 8h da manhã até às 17h.
Para tirar a primeira via da CIN, os interessados deverão comparecer ao local da ação com as originais e cópias da certidão de casamento ou de nascimento, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. Não precisa levar foto 3x4, e o atendimento é gratuito.
O superintendente do Instituto de Identificação de Alagoas, Antônio Ferreira, explicou que o “Dia D” desempenha um papel crucial na promoção da inclusão social, na redução das disparidades regionais e na garantia dos direitos civis básicos para todos os cidadãos, independentemente de onde vivem. Ele também ressaltou que ter um documento de identificação válido é crucial para a segurança pública, ajudando a evitar fraudes e facilitando a identificação correta dos cidadãos em situações diversas.
“Com a realização da ação itinerante, o Governo de Alagoas garante cidadania, levando esse serviço primordial da emissão da carteira de identidade diretamente até a população, facilitando o acesso para aqueles que não podem se deslocar até os postos fixos. Ou seja, o Dia D economiza tempo e recursos ao trazer o serviço diretamente para perto delas”, afirmou Antônio Ferreira.
Novas datas
Quem não puder comparecer no dia 19, vai ter mais duas chances. A equipe do Instituto de Identificação retornará ao município no dia 24, na Rua Ormindo Joaquim de Santana. Já no dia 25, a ação será realizada na Câmara Municipal de Carneiros, localizada na Praça Cônego José Bulhões, no centro da cidade.