Secretaria de Agricultura investe R$ 1,5 milhão na produção de alimentos em Igreja Nova
De acordo com o último Censo Agropecuário (IBGE, 2017), menos de 2% dos estabelecimentos de agricultura familiar em Alagoas possuem acesso a maquinários agrícolas
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri) entregou quatro máquinas agrícolas que vão beneficiar cerca de 1.300 famílias de agricultores dos municípios de Jacuípe e Igreja Nova, localizados nas regiões do Baixo São Francisco e Litoral Norte do estado. O investimento foi de R$ 1.496.000,00 na aquisição de dois tratores, escavadeira e retroescavadeira hidráulicas.
De acordo com o último Censo Agropecuário (IBGE, 2017), menos de 2% dos estabelecimentos de agricultura familiar em Alagoas possuem acesso a maquinários agrícolas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Igreja Nova existem 1.413 estabelecimentos de agricultura familiar
“O Governo de Alagoas vem trabalhando para mudar essa realidade e fortalecer ainda mais a agricultura familiar do estado. Estamos avançando para que a gente possa fazer uma maior cobertura de mecanização para os agricultores familiares, dando mais dignidade e qualidade de vida para as mulheres e homens que trabalham no campo”, explicou a secretária de Agricultura Aline Rodrigues.
A presença de tratores agrícolas, entregues à Igreja Nova, vai auxiliar no preparo do solo, proporcionando condições favoráveis para a ampliação da produção agrícola. O agricultor Antônio Messias da Silva, de Igreja Nova, comemorou a chegada dos equipamentos.
“A chegada dos tratores vai facilitar no preparo do solo e vai diminuir os custos de produção. Tendo uma máquina dessa cultivando a terra, a gente não precisa contratar a máquina. É uma ação do Governo de Alagoas muito importante para o pequeno agricultor”, afirmou Antônio.
Já a escavadeira hidráulica foi entregue ao Distrito de Irrigação do Perímetro Boacica, no Povoado Ipiranga em Igreja Nova e vai melhorar a capacidade de gerenciamento e manutenção das estruturas de irrigação. Com um sistema de irrigação mais confiável e eficiente, cerca de 550 famílias de agricultores poderão expandir as operações, diversificar as culturas e ter mais produtividade.
“É uma estratégia que não só fortalece a segurança alimentar local, mas também contribui para o desenvolvimento econômico do estado. Uma vez que a produção agrícola aumenta, pode ser direcionada aos mercados locais e regionais”, destacou a secretária Aline Rodrigues.
Últimas notícias
Fabio Porchat ironiza briga entre Zezé Di Camargo e SBT
Filho de Faustão, João Silva cita o pai em trend e viraliza
Mulher flagrada com CEO em show do Coldplay revela reação dos filhos
Virginia viraliza ao dublar áudio de Lorena Maria sobre MC Daniel
JHC aparece entre os cinco prefeitos mais bem avaliados do Brasil; veja o ranking
'A Nova MPB Alagoana': livro investiga trajetórias de artistas alagoanos no cenário atual
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
