Agreste

Hospital de Emergência do Agreste participa de mapeamento e prevenção de acidentes de trânsito

O Hospital de Emergência do Agreste é referência para atendimentos a traumas na II Macrorregião de Saúde de Alagoas, composta por 46 municípios.

Por 7segundos/Assessoria 17/07/2024 17h05
Hospital de Emergência do Agreste participa de mapeamento e prevenção de acidentes de trânsito
A proposta da reunião é cruzar os dados sobre acidentes de trânsito elaborar planos de segurança para a população - Foto: Ascom

O mapeamento e a prevenção de acidentes de trânsito em Arapiraca foram os temas principais de uma reunião realizada na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT), e que contou com representantes do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), unidade que recebe pessoas feridas em sinistros ocorridos nas ruas da maior cidade do interior do Estado. O encontro também contou com representantes do Instituto de Criminalística (IC) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Durante o encontro, a SMTT de Arapiraca apresentou a implantação do Núcleo de Estatísticas da instituição, que terá a finalidade de colher dados que possam colaborar para a criação de políticas públicas, com capacidade para prevenir e reduzir acidentes no município. A superintendente da autarquia, Katiane Duarte, explicou que o plano de ação inclui a colaboração de outras instituições envolvidas com ações de segurança no trânsito.

“Precisamos ampliar os registros de acidentes de trânsito, reduzindo as subnotificações com a unificação dos dados. Desta forma, podemos verificar quais são as necessidades para aquele ponto específico quando houver um acidente. Poderemos entender se aquele local, especificamente, precisa de um semáforo, por exemplo”, explicou Katiane Duarte.

Para Fabiano Lúcio, administrador e integrante do Núcleo de Estatística do HEA, a reunião é importante para o cruzamento de dados sobre acidentes de trânsito com a finalidade de entender a realidade e buscar soluções. “Com a estatística é possível fazer um diagnóstico do que precisa ser melhorado em relação ao trânsito. No caso do HEA, responsável pelo atendimento final às vítimas de acidentes, temos uma produção sobre ocorrências de agravos, que são informações voltadas a ajudar na projeção de uma melhoria na qualidade de vida e proteção das pessoas em Arapiraca”, explicou.

O Hospital de Emergência do Agreste é referência para atendimentos a traumas na II Macrorregião de Saúde de Alagoas, composta por 46 municípios. “O Hospital de Emergência do Agreste está à disposição para os projetos e ações que possam colaborar com a sociedade. Estatísticas e profissionais que estão dispostos a colaborar pelo desenvolvimento e saúde de todos”, explicou a diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque.