Hemoal faz coletas externas de sangue em Coruripe e Junqueiro, nesta quinta (25)
As ações ocorrem, simultaneamente, das 9h até às 16h, nos dois postos itinerantes

Para facilitar o acesso da população alagoana à doação voluntária de sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) fará duas ações externas nesta quinta-feira (25), das 9h às 16h. Em Coruripe, a ação ocorrerá na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), situada no Centro. Já em Junqueiro, a iniciativa se realizará no Centro Médico Abel Augusto, também no bairro Centro.
Paralelamente, o Hemoal também contribui para manter estabilizado o estoque de sangue, visando atender a demanda transfusional do Estado. Isso porque, diariamente, o hemocentro alagoano abastece de hemocomponentes as maternidades e hospitais que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Por meio das coletas externas, o Hemoal envia equipes itinerantes para captação de sangue, dentro do Programa Hemoal no seu Município. É o Hemoal mais perto do povo alagoano, facilitando o acesso para aqueles que desejam doar sangue, mas não residem em Maceió e Arapiraca, onde contamos com os postos de coleta fixos", frisou o assistente social Danilo Lima.
CRITÉRIOS
O Ministério da Saúde (MS) especifica que, para doar sangue, é necessário preencher diversos critérios técnicos, que devem ser observados pelos voluntários. Além de bom estado de saúde, o doador de sangue deve ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos. Para se candidatar à doação de sangue também é obrigatório portar um documento de identificação com foto, além de estar alimentado, evitando alimentos gordurosos. O MS determina, ainda, que os voluntários também não podem ter ingerido bebidas alcoólicas antes de comparecer ao posto de doação de sangue. No caso das pessoas que tenham sido diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, o impedimento para doar sangue é permanente.
No caso das mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando. E no caso daqueles que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, a doação é proibida por 12 horas
Últimas notícias

Criança de três anos é encontrada sozinha durante a madrugada em Girau do Ponciano

Homem supostamente soterrado é procurado por 12 horas enquanto estava em uma festa

Barreira desliza após chuvas e atinge quintal de casa em Maragogi

Árvore tomba em canteiro central da AL-104; trânsito fica parcialmente obstruído

Morre neste domingo fundador e diretor da Escola Alternativa José Carmino Filho

Wesley Safadão realiza live de São João em Alagoas com Elba Ramalho, quadrilha e coco de roda
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
