Geral

Hemoal faz coletas externas de sangue em Coruripe e Junqueiro, nesta quinta (25)

As ações ocorrem, simultaneamente, das 9h até às 16h, nos dois postos itinerantes

Por 7segundos/Assessoria 24/07/2024 17h05
Hemoal faz coletas externas de sangue em Coruripe e Junqueiro, nesta quinta (25)
Segundo o Ministério da Saúde, para doar sangue é necessário que o voluntário tenha boa saúde - Foto: Ascom

Para facilitar o acesso da população alagoana à doação voluntária de sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) fará duas ações externas nesta quinta-feira (25), das 9h às 16h. Em Coruripe, a ação ocorrerá na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), situada no Centro. Já em Junqueiro, a iniciativa se realizará no Centro Médico Abel Augusto, também no bairro Centro.

Paralelamente, o Hemoal também contribui para manter estabilizado o estoque de sangue, visando atender a demanda transfusional do Estado. Isso porque, diariamente, o hemocentro alagoano abastece de hemocomponentes as maternidades e hospitais que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Por meio das coletas externas, o Hemoal envia equipes itinerantes para captação de sangue, dentro do Programa Hemoal no seu Município. É o Hemoal mais perto do povo alagoano, facilitando o acesso para aqueles que desejam doar sangue, mas não residem em Maceió e Arapiraca, onde contamos com os postos de coleta fixos", frisou o assistente social Danilo Lima.

CRITÉRIOS


O Ministério da Saúde (MS) especifica que, para doar sangue, é necessário preencher diversos critérios técnicos, que devem ser observados pelos voluntários. Além de bom estado de saúde, o doador de sangue deve ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos. Para se candidatar à doação de sangue também é obrigatório portar um documento de identificação com foto, além de estar alimentado, evitando alimentos gordurosos. O MS determina, ainda, que os voluntários também não podem ter ingerido bebidas alcoólicas antes de comparecer ao posto de doação de sangue. No caso das pessoas que tenham sido diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, o impedimento para doar sangue é permanente.

No caso das mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando. E no caso daqueles que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, a doação é proibida por 12 horas