Conheça as mostras competitivas e os festivais do Circuito Penedo de Cinema
Inscrições seguem abertas e podem ser feitas gratuitamente até o dia 4 de agosto
Até o dia 4 de agosto, os interessados em participar das mostras competitivas e dos festivais que integram o Circuito Penedo de Cinema podem inscrever seus filmes por meio deste endereço eletrônico. No entanto, de acordo com o edital, os proponentes devem escolher apenas uma das seguintes atrações: 17º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo, 14º Festival de Cinema Universitário de Alagoas e 11º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental.
O Festival do Cinema Brasileiro tem como objetivo divulgar o cinema nacional e as novas produções cinematográficas. O evento que teve início em 1975 seguiu até 1982 e foi retomado em 2016 incentiva o audiovisual a partir da mostra competitiva de curtas-metragens e com a mostra de longa-metragem nacional, que traz a Penedo filmes premiados e artistas consagrados.
Para esta edição, os curtas inscritos devem ter a duração de até 25 minutos incluindo os créditos e ter sido produzido a partir de 2022. Além disso, serão aceitas inscrições de produções que não tenham sido classificadas em edições anteriores do Circuito. E filmes que tenham pessoas diretamente ligadas à organização do evento na função de Direção, Roteirista ou Produtor não poderão participar das mostras competitivas.
É importante destacar ainda que o filme ou o vídeo inscrito nas mostras competitivas não pode ter sido produzido, nem coproduzido por emissoras de TV ou em produções associadas às emissoras.
Produções de acadêmicos em destaque
Rumo à sua 14ª edição, o Festival de Cinema Universitário de Alagoas é direcionado aos produtores e realizadores vinculados às Instituições de Ensino Superior e Escolas Técnicas de Cinema de todo o país, sejam eles estudantes, técnico-administrativos ou professores.
O evento, que se consolidou como importante janela de divulgação de obras produzidas nas IEs, conta ainda com a Mostra Não Competitiva de Cinema Infantil, para crianças da rede pública de ensino de Penedo, e uma retrospectiva da Mostra Sururu de Cinema Alagoano.
Cinema infantil é garantia de sucesso
A cada edição, a Mostra de Cinema Infantil se revela um sucesso de público, lotando as sessões exibidas. Para este ano, serão aceitas obras audiovisuais de produção nacional em curta-metragem, com classificação indicativa livre em qualquer formato (filme e/ou episódios de obra seriada) e linguagem (ficção, animação, experimental etc.) produzidos nos últimos cinco anos.
Nesta Mostra, porém, um detalhe importante: não há limite de inscrição de obras audiovisuais por produtor ou realizador e as obras inscritas serão submetidas a uma equipe de curadores, indicada pela coordenação do Circuito Penedo de Cinema, a quem caberá a seleção do que será exibido. E mais: atendendo aos interesses do evento, a Mostra poderá convidar realizadores para participarem de momentos presenciais durante o Circuito.
Cinema ambiental em pauta
Por meio de parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental já se tornou espaço de debate sobre a preservação dos mananciais aquíferos, especialmente da Bacia do Rio, recebendo e exibindo filmes que abordem temáticas relacionadas ao meio ambiente.
Para este ano, os filmes inscritos devem se referir às questões do ambiente natural, quanto ao ambiente antrópico, considerando que o festival tem como finalidade divulgar, exibir e premiar obras audiovisuais de curta-metragem com temática socioambiental, promovendo ações de formação, educação ambiental e reflexão sobre a preservação do meio ambiente.
Sobre o Circuito
O Circuito Penedo de Cinema será realizado de 25 de novembro a 1º de dezembro pela Universidade Federal de Alagoas, pelo Governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS). Tem patrocínio do Sebrae Alagoas, do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), da Prefeitura de Penedo e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
Saiba mais pelo site e acompanhe também a página do evento pelo Instagram.

Últimas notícias
Justiça italiana autoriza extradição de ex-deputada Carla Zambelli
Esquilos são flagrados “fumando” vapes em parque e cena viraliza
Saiba quais trechos de rodovias estaduais foram federalizados em Alagoas
Thais Carla “estranha” mudança no corpo após emagrecer 90 kg
Real Madrid operou Mbappé errado? Entenda meme que viralizou nas redes
Filiação de Gaspar ao PL confirma plano vazado em anotações de Flávio Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
