Hospital de Emergência do Agreste oferece 14 vagas para residências em saúde
Inscrições serão iniciadas nesta quarta-feira (7) e prosseguem até o dia 5 de setembro
Com o intuito de assegurar a qualificação de estudantes e profissionais, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, oferece, pela primeira vez na história, 14 vagas para residências em saúde. As inscrições para concorrer às vagas começam nesta quarta-feira (7) e seguem até o próximo dia 5 de setembro, por meio do endereço enare.ebserh.gov.br, onde consta o edital completo pode ser acessado.
O Exame Nacional de Residência é um processo seletivo unificado, promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. A prova, primeira etapa do processo seletivo, vai acontecer dia 20 de outubro e o resultado será divulgado dia 20 de dezembro.
Além de receber estagiários em diversas áreas, seja técnica ou universitário, e de já oferecer residências médicas em anestesiologia, urgências pediátricas e ortopedia, o HEA seguiu os protocolos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC) e vai oferecer 10 vagas para residência multiprofissional. Deste total, duas são para Enfermagem, duas para Serviço Social, duas para Farmácia, duas para Fisioterapia e duas para Psicologia.
Também foram aprovadas vagas para residência uniprofissional, sendo uma para residência Odontológica, na área de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, duas vagas para residência uniprofissional para Fisioterapia, com área de concentração em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e uma residência uniprofissional em Farmácia Clínica.
A coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) do HEA, a enfermeira e doutora em Ciências da Saúde, Maria Elisângela, explicou que a dedicação dos profissionais envolvidos na ação foi fundamental para a unidade chegar a este momento histórico.
“Cumprimos as exigências do Ministério da Educação graças ao empenho da gestão do hospital e da dedicação dos profissionais. Foi um processo de construção do projeto político-pedagógico para ter a aprovação no edital. O HEA tem uma história de receber alunos de cursos técnicos, de graduação, das residências médicas, e, agora, será pioneiro na oferta de vagas de residência em outros segmentos da saúde”, salientou Maria Elisângela.
“Foi uma vitória gigantesca com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e dos profissionais que se dedicaram ao projeto político-pedagógico para aprovação no edital. Além disso, é mais uma forma do Hospital de Emergência do Agreste colaborar para o desenvolvimento educacional, por meio da qualificação dos profissionais. E isso tem como consequência a melhoria no serviço oferecido à população”, comemorou a diretora-geral do HEA, a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque.
Após as provas serão realizadas outras etapas do processo seletivo. A previsão é que os cursos começam em março de 2025.