Hospital de Emergência do Agreste promove Cine Pai em homenagem ao Dia Dos Pais
A ação ocorreu no auditório da unidade hospitalar, na tarde de quinta-feira (8)
Pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, ficaram em silêncio, atentos e emocionados na tarde dessa quinta-feira (8). O motivo: a exibição do documentário Pai Herói, de Marcos Piangers, autor do best-seller O Papai é Pop. A iniciativa ocorreu no auditório da unidade hospitalar, e marcou a primeira edição do Cine Pai, ação de humanização promovida em alusão ao Dia dos Pais, celebrado neste domingo (11).
Organizado pelos profissionais da Brinquedoteca Alegre e Brinque, em parceria com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e com o apoio do Serviço de Psicologia do HEA, a ação contou com a presença do diretor-médico da unidade, Vanderly Oliveira, que destacou a importância do Cine Pai. "Este tipo de acolhimento tem sido muito saudável. São situações que se unem ao atendimento no leito, se multiplicam e fazem o Hospital de Emergência do Agreste ser avaliado positivamente. Há uma preocupação com o bem-estar de todos. É só observar o semblante dos espectadores que vieram assistir ao Cine Pai", afirmou.
Na plateia, os espectadores puderam assistir o vídeo que lança um olhar de reflexão sobre o papel do pai na vivência com os filhos. Tarefa que, muitas vezes, é árdua, diante do fato de que é necessário ter que equilibrar a paternidade com o trabalho, visando ajudar no sustento e a demonstração de carinho e afeto pela família.
“É uma forma de homenagear estes pais que estão internados ou acompanhando pessoas internadas, bem como, os servidores, além de trazer uma reflexão sobre a importância deles para os filhos. Não é necessário ter o melhor carro ou ser o super-herói fisicamente. Ele pode ser o super-herói simplesmente se fazendo presente na vida do filho”, afirmou a assistente social Eliflan Pereira, coordenadora da Brinquedoteca Alegre e Brinque.
Ela ressaltou que muitos espectadores se emocionaram com o vídeo, com a história. "Isso é excelente porque perceberam o quanto são importantes no desenvolvimento da criança, no crescimento e até na vida adulta deste filho”, enfatizou Eliflan Pereira.
Ao final da sessão, todos receberam brindes. O trabalho de humanização, lidando com um tema tão importante, foi elogiado pelos espectadores. Entre eles, o aposentado João Soares Filho, de 70 anos, que é pai de dois filhos, avô de três netos, e que foi internado no HEA após sofrer ferimentos, provocados por uma queda no banheiro de casa, em Inhapi, Sertão de Alagoas.
O sorriso no rosto é a prova da satisfação por ter sido convidado para o Cine Pai, que, pra ele, é surpreendente e inédito em um hospital. “É uma honra participar de uma sessão de vídeo como esta. Nunca tinha ouvido falar que havia este tipo de ação em um hospital. A gente fica aqui tenso, se recuperando, e encontra este acolhimento no período de Dia dos Pais. Fiquei emocionado e quero dividir isso com minha família”, afirmou João Soares Filho.
Aleph Alexandre dos Santos, de 29 anos, foi outro espectador do Cine Pai. Ele está no HEA acompanhando a mãe, que se recupera de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele é filho único e pai do recém-nascido Artur.
“A ideia do pessoal foi ótima e marcante. Minha mãe está se recuperando bem do AVC, mas a família fica tensa com a situação. Por mais que a equipe seja maravilhosa, são momentos de angústia e o vídeo ajuda a acalmar a mente e o coração”, declarou Aleph.
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
