Baixo São Francisco

Circuito Penedo de Cinema deste ano alcançou mais de mil filmes inscritos

Número representa aumento de 29% em comparação ao ano anterior; outro destaque vai para a Mostra Infantil, que teve 87% a mais de inscrições

Por 7segundos/Assessoria 09/08/2024 16h04
Circuito Penedo de Cinema deste ano alcançou mais de mil filmes inscritos
Mostra Infantil de cinema teve 87% a mais de inscrições, com 122 filmes inscritos - Foto: Ascom

As inscrições de filmes para os festivais e mostras competitivas do Circuito Penedo de Cinema 2024 chegaram ao fim no último domingo (4) e os dados consolidados apontam que o evento registrou 1.088 produções audiovisuais inscritas. O número representa um aumento de 29% quando comparado à edição anterior, em 2023. O destaque, inclusive, fica com a Mostra de Cinema Infantil, que saiu de 65 para 122 filmes inscritos, ou seja, 87% a mais que o ano passado.

Segundo o coordenador geral do Circuito, Sérgio Onofre, o evento vem se superando a cada ano e o aumento representa sua consolidação frente ao público-alvo. “O crescimento reafirma a importância desse evento, hoje, no cenário nacional e consolida a posição que Penedo tem assumido na cena do audiovisual nacional e internacional. E nos deixa muito felizes na perspectiva de que estamos trilhando o caminho certo e o Circuito veio para ficar”, celebrou.

Próximos passos

Ainda de acordo com Onofre, o próximo passo é a seleção dos filmes que vão concorrer no evento. “O período de seleção segue até o dia 5 de setembro e no dia seguinte, dia 6, será divulgada uma lista com os pré-selecionados, que terão entre os dias 6 e 13 para enviar a comprovação documental”, explicou o coordenador.

Depois dessas etapas, é a vez do resultado final, que deve ser publicado na data provável de 14 de setembro. “A partir daí, até o dia 30 do mesmo mês, os responsáveis pelos filmes selecionados devem enviar uma cópia do material para ser exibido durante o Circuito”, completou Sérgio Onofre.

Sobre o Circuito

O Circuito Penedo de Cinema será realizado de 25 de novembro a 1º de dezembro pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS). Tem patrocínio do Sebrae Alagoas, do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), da Prefeitura de Penedo e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).