Uneal e Prefeitura de Arapiraca Firmam Convênio para Socialização de Direitos em Escolas Municipais
O convênio envolve 62 escolas da rede municipal de ensino e contará com a participação dos alunos do curso de Direito da Uneal, que serão responsáveis por repassar conhecimentos sobre direitos aos alunos, pais, professores e técnicos dessas instituições
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a Prefeitura de Arapiraca firmaram, na última sexta-feira (09), um convênio que visa à implementação de um programa educativo voltado para a socialização de direitos nas escolas municipais. A parceria foi oficializada em uma reunião realizada na sede da prefeitura.
O convênio envolve 62 escolas da rede municipal de ensino e contará com a participação dos alunos do curso de Direito da Uneal, que serão responsáveis por repassar conhecimentos sobre direitos aos alunos, pais, professores e técnicos dessas instituições. O programa busca fortalecer a compreensão e a proteção dos direitos das crianças e adolescentes, abordando temas relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o papel da escola na efetivação de mecanismos de proteção social.
A assinatura do convênio contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa, da secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, da secretária municipal de Educação, Eliette Rocha, e do presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Radames Pereira. Representando a Uneal, estiveram presentes o professor Marcos Alexandre, diretor do Campus I, e o professor Tiago Soares, vice-coordenador do curso de Direito.

O professor Tiago Soares, vice-coordenador do curso de Direito da Uneal, comentou sobre a importância do novo convênio, relacionando-o a experiências anteriores com a Prefeitura de Arapiraca. "É um projeto muito importante. A gente já teve uma experiência anterior com a prefeitura através da qualificação dos conselheiros tutelares, que foi realizada em 2023, e a partir desse projeto foi organizado o atual. Esse convênio, que será executado a partir de agosto de 2024, é muito bom porque vai envolver os docentes e discentes da universidade. É uma extensão, então contém a integração entre ensino, pesquisa e extensão, além dessa interlocução com a sociedade. Então, tem tudo para ser um convênio bastante exitoso", afirmou Soares.
A secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, ressaltou que o convênio tem o objetivo de consolidar e ampliar os conhecimentos da comunidade escolar sobre a proteção de crianças e adolescentes. "Em 62 instituições públicas educacionais, será realizada a socialização de informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e o papel da escola para efetivar os mecanismos de proteção social", destacou.
Últimas notícias
Polícia Civil investiga triplo homicídio ocorrido na orla do município do Pila
Pedreiro morre após cair de prédio em construção em Viçosa
Homem é preso após agredir esposa na orla da Pajuçara, em Maceió
Segurança Cidadã divulga resultado dos ambulantes para o Massayó Verão 2026
Mulher é agredida em via pública no Centro de Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas
[Vídeo] Retorno do Ano Novo provoca congestionamentos nas estradas do litoral norte e sul de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
