Canal do Sertão: Gestores da Casal visitam funcionamento da estrutura
Vice-presidente Operacional e técnicos da Companhia estiveram em Delmiro Gouveia
A vice-presidente Operacional da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Laura Petri, conheceu in loco, na última sexta-feira (9), partes da estrutura que compõem o Canal do Sertão, a partir do município de Delmiro Gouveia.
A visita técnica teve início na estação de captação e na casa de bombas, em seguida num trecho onde está sendo instalada uma barreira de contenção para impedir a entrada de macrófitas aquáticas, em área do povoado São José, e foi encerrada no marco zero, localizado na região da Barragem Leste.
O Canal do Sertão que capta água do Rio São Francisco, considerada a maior obra de infraestrutura hídrica do Estado, está inserido no programa Mais Água Alagoas e terá a gestão da Secretaria de Governo (Segov), por meio da Casal, a partir de janeiro de 2025.
No momento, a Companhia segue, até o final deste ano, com o cadastramento de agricultores e proprietários de terra que pretendem utilizar o referido curso de água.
Para Petri, a visita foi fundamental para conhecer as engrenagens e funcionamento do canal.
“Viemos aqui para fazer uma inspeção na estação de bombeamento e trechos que já possuem ligações para o uso da água. Observamos que temos muito trabalho pela frente, como por exemplo, limpeza de toda a área que dá acesso ao canal (nas duas margens), manutenção para evitar danos na estrutura e vigilância permanente. A Casal está se preparando para assumir a gestão operacional a partir de janeiro do próximo ano”, enfatizou.
Também participaram da visita o superintendente Agreste e Sertão, Judiron Pena, os assessores Carlos Lyra e Renato Paes, da VPO, além de representantes de comunidades locais.
Com quatro etapas concluídas, a construção do canal já atingiu 123,4 quilômetros de extensão e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 3, do Governo Federal. No dia 9 de maio deste ano, o presidente Lula, com o governador Paulo Dantas, assinaram a Ordem de Serviço do Trecho 5.
A nova etapa da obra vai se estender até o km 150 e abastecer quem vive na zona rural dos municípios de São José da Tapera, Monteirópolis e Olho D’Água das Flores, com investimentos que ultrapassam R$ 565 milhões. Quando estiver totalmente concluído, o Canal do Sertão terá 250 km de extensão, ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca.
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
