Sertão

Ciência e Tecnologia entrega certificados para os concluintes do OxeTech em Santana do Ipanema

Eles foram entregues no encerramento da Semana da Juventude na Câmara de Vereadores

Por 7segundos/Assessoria 16/08/2024 14h02
Ciência e Tecnologia entrega certificados para os concluintes do OxeTech em Santana do Ipanema
Além da premiação dos concluintes do OxeTech Lab, também foram capacitados cerca de 300 estudantes da rede pública em workshops - Foto: Ascom

O Governo de Alagoas promoveu na quinta-feira (15) a solenidade de entrega de certificados de conclusão dos cursos do OxeTech para mais de 50 jovens. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) durante o encerramento da Semana da Juventude na cidade de Santana do Ipanema, sertão alagoano. O objetivo é o reconhecimento dos alunos e a inserção deles no ecossistema inovador, gerando qualificação profissional e fomentando o crescimento nas áreas de CT&I.

Os cursos ministrados foram todos da área de tecnologia e áreas correlatas, sendo o de programação em Python, durante os três dias da Semana da Juventude. A estudante santanense Emmanuelle Vieira participou do curso e se surpreendeu como a tecnologia pode ser atrelada às outras áreas do conhecimento:

“A experiência foi muito boa. Eu percebi que posso integrar a programação em Python, na área que eu quero seguir, que é a enfermagem. Além disso, é muito importante ter essa integração gratuita para os adolescentes”, ressaltou a estudante.





O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões, reforça a importância dessas qualificações para a geração de empregos no Estado e desenvolvimento tecnológico no sertão de Alagoas. “Estamos aqui hoje porque acreditamos que a qualificação dos jovens é uma das ferramentas para gerar recursos e atrair indústrias, sejam elas de softwares ou de base tradicional, e assim, gerar mais empregos. Além disso, reforçamos o compromisso de interiorizar as ações do Governo de Alagoas”, destacou Silvio.

Além da premiação dos concluintes do OxeTech Lab, também foram capacitados cerca de 300 estudantes da rede pública em workshops profissionalizantes sobre tecnologia e inovação, ministrados pelo programa da Secti, Mentoring Team, durante os três dias da semana da juventude. O secretário Silvio Bulhões também destacou as diversas vertentes da Secretaria, que também engloba os empreendedores da área de CT&.

“Trabalhamos também no assessoramento de carreira pelo Mentoring para os empreendedores do ecossistema inovador e o estado tem uma grande vertente para essa área no surgimento de startups.” concluiu o secretário.

Sobre o OxeTech Lab


O OxeTech Lab é um programa cujo propósito é interiorizar e popularizar a ciência, a tecnologia e a inovação através de cursos presenciais gratuitos, bem como tem o intuito de garantir espaços modernos e organizados, com vistas a estabelecer uma maior absorção de conhecimento por parte dos alunos que fazem uso do programa.