Hemocentro de Alagoas realiza coleta externa em Coruripe nesta quinta-feira (29)
A ação visa facilitar o acesso dos doadores voluntários à prática do gesto nobre que pode salvar até quatro vidas
O município de Coruripe, no Litoral Sul do Estado, receberá, nesta quinta-feira (29), das 9h às 16h, a equipe volante do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para a realização de coleta externa de sangue. A ação, que tem como objetivo facilitar o acesso dos voluntários à doação, vai ser realizada na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), situada ao lado do Hospital Carvalho Beltrão, no bairro Centro.
Para se candidatar à doação voluntária de sangue, segundo o Ministério da Saúde (MS), é necessário seguir alguns critérios técnicos. Além de bom estado de saúde, o doador de sangue deve ter peso igual ou superior a 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos, além de portar um documento de identificação com foto.
O voluntário, ao comparecer ao posto de coleta de sangue, também deve estar alimentado, mas é necessário evitar comidas gordurosas. O MS especifica, ainda, que o voluntário não pode ter ingerido bebidas alcoólicas antes de se candidatar à doação de sangue e, caso tenha feito tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocado piercing, fica impossibilitado de praticar o gesto nobre por 12 meses.
Já no caso das pessoas que tenham sido diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é vetada permanentemente. Com relação às mulheres, a doação é proibida se estiverem grávidas ou amamentando.
Últimas notícias
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra funcionária do PP de Lira
Jovem é detido com cocaína no município de Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
