Agricultura

Ministro de Lula visita Arapiraca e lança Plano Safra para a agricultura familiar, com investimentos de 600 milhões

Paulo Teixeira e Paulo Dantas reforçaram a importância do nordeste e de Arapiraca na execução do plano

Por Luciano Amorim - 7Segundos 04/09/2024 17h05
Ministro de Lula visita Arapiraca e lança Plano Safra para a agricultura familiar, com investimentos de 600 milhões
Ministro de Lula, governador e outras autoridades lançam plano de investimento de 600 milhões para agricultores familiares - Foto: Luciano Amorim - 7Segundos

De passagem por Arapiraca, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do governo Lula, Paulo Teixeira, esteve no ginásio do Sesc para o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2024-2025.

Teixeira chegou à capital do agreste acompanhado do governador Paulo Dantas (MDB), dos deputados federais Paulão (PT) e Daniel Barbosa (PP) e de outras autoridades políticas locais. Todos eles foram recepcionados por uma plateia de centenas de pessoas, formada por agricultores de várias localidades do estado.

O Plano Safra da agricultura familiar, aprovado pelo governo Lula para o período entre 2024 e 2025, prevê investimentos da ordem de 600 milhões de reais, entre crédito direto ao agricultor a juros subsidiados pelo governo, e assistência técnica gratuita fornecida por órgãos dos governos federal e estadual.

Na modalidade crédito direto ao agricultor familiar, os juros são de 0,5% para valores até 80 mil reais, com desconto na parcela de 40% e longo prazo para pagamento.

Em contato com a imprensa no local, o ministro detalhou como o governo pretende auxiliar os pequenos agricultores. “Vamos ter um aumento de recursos significativos. Vai subir o investimento para 600 milhões, e esse dinheiro chega no pequeno, porque não exige garantia nem fiador”, afirmou.

Ao lado do ministro, Paulo Dantas ressaltou a importância da parceria com o governo federal e a importância de Arapiraca na agricultura familiar estadual. “Todos sabem a importância que Arapiraca tem para o desenvolvimento do estado de Alagoas”, destacou.