Eleições

Em sabatina do Na Mira, Teófilo Pereira afirma que acionou justiça contra Vale Verde por rachaduras em residências

Candidato à reeleição em Craíbas afirma que município fica com "menor parte" dos impostos pagos por mineradora

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 05/09/2024 17h05
Em sabatina do Na Mira, Teófilo Pereira afirma que acionou justiça contra Vale Verde por rachaduras em residências
Teófilo Pereira foi o primeiro a participar da série de sabatinas promovida pelo Na Mira da Notícia Arapiraca - Foto: Divulgação

O prefeito de Craíbas e candidato à reeleição, Teófilo Pereira (PP), afirmou que o município protocolou uma ação judicial contra a Mineradora Vale Verde durante sabatina do programa Na Mira da Notícia Arapiraca, promovido pelo Grupo 7Segundos de Comunicação, ocorrida na quarta-feira (04), no estúdio da Gazeta FM Arapiraca.

"A questão da Vale é muito preocupante. Quando cheguei [à prefeitura], ela [mineradora] já estava. Quem deu o aval, foi o governo do estado e o governo federal, o que eu posso fazer é ficar do lado do povo. Ontem mesmo foi judicializado um processo devido as rachaduras que a mídia vem divulgado. A Secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil, que não existia e foi criada por nós, fizeram um estudo e diz que quase 200 casas estão prejudicadas, com rachaduras. Repito, a Vale é uma responsabilidade muito maior do governo do estado e federal, o que nós podemos fazer para cuidar do povo que mora no entorno, estamos fazendo", declarou.

Ainda sobre a mineradora, o prefeito declarou que dos impostos pagos pela Vale Verde, apenas uma parte é destinada ao município, e que a estimativa é de que as operações na Mina Serrote devem durar aproximadamente dez anos.

"Não existe pagamento de royalties, o que tem é o ISS [Imposto Sobre Serviços], que pode ser usado para pagar a folha e comprar cesta básica. No lugar dos royalties é o CFEM [Compensação Financeira pela Exploração Mineral], que a Vale paga ao governo federal. Uma parte grande vai para o estado e uma parte pequena, para o município, só que esse recurso só pode ser usado para infraestrutura", declarou, dizendo que como o tempo de exploração do solo em Craíbas tem prazo limitado, negociou contrapartidas junto à mineradora, como a doação de um carro para a Guarda Municipal e a construção de uma escola, que é administrada pelo Sesi e a Secretaria Municipal de Educação.

Como candidato à reeleição pela coligação "A mudança que transforma", que une PP, União e PRD, Teófilo Pereira foi sabatinado pelo apresentador do programa, Luciano Amorim, e pelos comentaristas políticos Ângelo Farias e Saulo Oliveira. Ele comentou sobre a pesquisa do Instituto Global 3, realizada em agosto, que o colocou com 65,9% das intenções de voto, contra apenas 21,8% do seu adversário, Ediel Leite (MDB), que será sabatinado nesta quinta-feira (05).

Teófilo atribui a vantagem à credibilidade conquistada junto à população durante seu mandato. "A população percebeu que é uma gestão diferente e séria, que conseguiu melhorar a educação e a merenda escolar, e que melhorou também a saúde, que precisa melhorar ainda mais, mas que já passou de 89º para 6º lugar no estado, além das melhorias de infraestrutura. Nós já construímos 11 praças e já são mais de 30 quilômetros de pavimentação, entre outras coisas", declarou.

O prefeito falou que a Educação foi um dos grandes desafios enfrentados durante a sua gestão. Segundo ele, durante 2020, primeiro ano da pandemia, as escolas da rede municipal não tiveram sequer um dia de aula, nem mesmo na modalidade remota e, por conta disso, no ano seguinte o município teve que fazer dois anos letivos em um. "Em 2022, o período chuvoso atrapalhou muito, mas conseguimos avançar. Em 2023, a educação de Craíbas foi uma das que mais cresceu em Alagoas. Estávamos em 16º lugar entre os municípios da 5ª Gere e hoje estamos sem segundo", disse, ressaltando que a prefeitura tem, em caixa, recurso suficiente para pagar "duas ou três" folhas da Educação.

Ele afirmou ainda que não existe falta de remédios nos postos de saúde do município e que a fila para a realização de cirurgias eletivas foi zerada após convênio com o Hospital Nossa Senhora de Fátima. Além das obras de pavimentação e de construção de calçadas, o prefeito declarou que 80% das estradas de terra nos povoados foram piçarradas e estão em boas condições de tráfego. Declarou que com a atuação da Secretaria de Meio Ambiente do município, conseguiu reduzir a emissão de mau cheiro do aterro sanitário, mas declarou que uma das maiores obras que está executando em seu mandato é a construção de um distrito industrial.

"O polo industrial vai ser um dos mais modernos do estado. Vai ter 19 lotes com quatro mil metros quadrados cada um, e vai gerar emprego e renda para a população, que é o que o povo de Craíbas mais precisa hoje, porque somos um povo trabalhador e merecemos uma cidade desenvolvida", ressaltou.