Hospital Regional do Alto Sertão faz primeira captação de órgãos para transplantes
Ao todo, cinco pessoas foram beneficiadas por meio da doação autorizada pela família

Na primeira semana da Campanha Setembro Verde, que busca promover a conscientização e o incentivo à doação de órgãos, o Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), localizado em Delmiro Gouveia, realizou a primeira captação de órgãos para transplantes.
O procedimento ocorreu nesta quinta-feira (5). O doador, que tinha 47 anos, foi acometido por uma encefalopatia hipóxico-isquêmica e sua família autorizou a doação dos órgãos depois de constatada, por diversos exames, a evolução para morte encefálica.
Foram captadas as duas córneas, que devem ser transplantadas em receptores de Alagoas; além do fígado, que também será transplantado em um paciente do Estado, completando assim o 23º transplante de fígado realizado em Alagoas.
Já os rins, que também foram doados, foram enviados para receptores de outro estado. Com isso, ao todo, cinco pessoas devem ser beneficiadas por meio do gesto do doador e da família dele.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância desta data não apenas para os receptores que receberão os órgãos doados, mas, também, para o HRAS, que pela primeira vez realizou uma captação.
“Realizamos hoje a primeira captação de órgãos na região do Sertão. Esta é a prova dos esforços da Sesau [Secretaria de Estado da Saúde], por meio da Central de Transplantes de Alagoas, que tem atuado para salvar a vida dos alagoanos que estão na lista de espera por um órgão", frisou o gestor da saúde estadual.
Para o diretor do HRAS, Carlos Augusto dos Anjos, a primeira captação de órgãos da unidade é um momento histórico e que foi possível por meio da dedicação de todos os profissionais envolvidos.
“Fruto de um excelente trabalho executado pela equipe multidisciplinar do hospital, que, com muita ética, respeito e humanização em todos os momentos, tanto com o paciente, quanto com os familiares, realizou um trabalho em prol da vida”, frisou.
Fila de Espera
Segundo dados da Central de Transplantes de Alagoas, foram realizados, no período de janeiro a agosto deste ano, 95 transplantes de órgãos no Estado. Deste total, 85 foram de córnea, três de rim e seis de fígado.
A fila de espera por um transplante contabilizava, até o dia 4 de setembro, 536 pessoas inscritas, sendo 512 aguardando pelo recebimento de córneas, 18 para serem contemplados com um rim e seis aguardando por um fígado.
Últimas notícias

Estudantes brigam dentro de sala de aula em escola estadual em Porto Calvo

'Brasil tem capacidade logística para ampliar exportações', afirma Renan Filho, no Japão

Carlos Cavalcanti assume presidência do Tribunal de Justiça de AL a partir desta quarta (26)

Julgamento de motorista embriagado que causou morte em Pilar ocorre nesta quarta (26)

STF valida delação de Mauro Cid; julgamento será retomado nesta quarta (26)

Primeira remessa com 80 mil doses de vacina contra a Influenza chega em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
