Promovendo a gastronomia agrestina, Arapiraca sediará Festival da Cachaça em setembro
Esta é a terceira parte do Circuito de Festivais Gastronômico do centenário do município
Arapiraca, nos dias 13 e 14 de setembro, vai celebrar a história e o sabor de uma bebida tradicional brasileira que é a cara do Agreste: a cachaça. Como parte do Circuito de Festivais Gastronômicos, o município vai realizar o I Festival da Cachaça, Cultura e Sabores, com direito a degustações de diversos tipos da bebida, pratos típicos que harmonizam com ela e a comercialização dos produtos.
O evento acontecerá das 17h às 22h, no estacionamento do Supermercado São Luiz da Avenida Ceci Cunha, onde no início do ano foi realizado o II Festival do Camarão. O espaço, amplo e coberto, para proporcionar mais conforto para o público, será dividido em duas vilas distintas: Alambique e Gastronômica, com estandes separados para bebidas e comidas, além da presença do artesanato arapiraquense no local.
Além de atrair produtores e turistas interessados em conhecer e apreciar a diversidade da cachaça, o festival também funcionará como um ponto de convivência e uma opção de lazer para os munícipes arapiraquenses durante os dois dias de funcionamento, trazendo bebida e comida boa e música ao vivo, com apresentação de quatro bandas em um palco com sistema de som e iluminação de qualidade.
Uma rota apaixonante
Um evento sobre esta bebida tão tradicional não poderia deixar de contar com a presença da Rota da Cachaça, um projeto que tem como objetivo fomentar o turismo da região agreste, em especial das cinco cidades que fazem parte da rota: Arapiraca, Campo Alegre, Junqueiro, São Sebastião e Teotônio Vilela.
A rota consiste em um passeio realizado por agências de viagens alagoanos para degustar cachaças produzidas por cinco engenhos da região, além de conhecer o processo de fabricação e provar pratos que levam a bebida na receita. Aqui, Arapiraca é representada pela Taverna Beer, uma fábrica de cervejas artesanais que também produz cachaça.