Instituto é multado em mais de R$53 mil por divulgação de pesquisa irregular na Barra de Santo Antônio
Pesquisa foi favorável a Lívia Carla, candidata a reeleição na cidade litorânea
A Justiça Eleitoral impugnou uma pesquisa eleitoral realizada no município de Barra de Santo Antônio, que beneficiava a prefeita Lívia Carla. Como resultado, a empresa responsável pelo levantamento foi condenada a pagar uma multa no valor de R$ 53.205,00 e a pesquisa foi proibida de ser divulgada.
A decisão do juiz eleitoral Kleber Borba Rocha, deste domingo (15), determina ainda que qualquer publicação relacionada à pesquisa deve ser excluída dos meios de comunicação.
A Justiça constatou que a pesquisa, que indicava a candidata à reeleição Lívia Carla como líder nas intenções de voto, era irregular e determinou sua retirada de todos os meios de comunicação.
A empresa responsável pela pesquisa falhou em apresentar documentos obrigatórios, como a nota fiscal e o Demonstrativo do Resultado do Exercício do ano anterior, o que configura uma violação das normas eleitorais. Além disso, foi destacado que a empresa foi fundada apenas em 2024 e não tinha capacidade financeira para autofinanciar pesquisas no valor declarado, levantando suspeitas sobre a origem dos recursos.
Em sua defesa, a empresa alegou que o autofinanciamento era legal e que todos os documentos foram entregues, incluindo a nota fiscal de serviços. No entanto, a Justiça rejeitou esses argumentos, ressaltando a importância de seguir rigorosamente as normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir a transparência e isonomia no processo eleitoral.
Últimas notícias
CESMAC do Sertão consolida protagonismo regional com curso de Enfermagem pioneiro no interior de Alagoas
Guarda-vidas salvam criança arrastada por corrente de retorno em Jacarecica
Comunidade Xukuru-Kariri participa de ação de proximidade da Segurança Pública
[Vídeo] Câmeras registram tombamento de caminhão de lixo na Ponta Verde
Polícia Militar apreende 5kg de drogas e descobre plantação de maconha em Maceió
Seplag e Polícia Científica divulgam diretrizes para posse de aprovados em concurso público
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
