Uneal promove 2ª edição da Feira Cultural e Agroecológica em Arapiraca
Evento é um produto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Enquanto agricultores expunham e comercializavam produtos orgânicos em pequenas barracas montadas no pátio externo da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca, estudantes do ensino médio e o público em geral escutavam a trajetória de autoras na construção de suas obras. Esta cena singular ocorreu nesta quinta-feira (18), durante a Feira Cultural e Agroecológica da Uneal.
Organizada pelos professores dos cursos de Geografia, Ângela Leite; e de Ciências Contábeis, Francis Cleiton Balbino, a Feira Agroecológica é um produto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação cujo título do projeto é "Parceria entre Universidade e Agricultores".
“Nosso objetivo é olhar a feira e o comércio como uma tecnologia social que pode ser desenvolvida dentro da Universidade como comércio solidário e que pode promover uma vivência prática a título de laboratório para os alunos dos cursos da Uneal”, explicou Francis Balbino.
A Feira tem o apoio de organizações sociais ligados à agricultura, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), a Associação de Agricultores Alternativos, Academia Arapiraquense de Letras e Artes (AAGRA) e Agricultores da Terra Agreste.
%20(1).jpeg)
Cultura
De acordo com os organizadores, a ação contribui ainda com o desenvolvimento do debate da sustentação do comércio da agricultura familiar e agroecológica de Arapiraca e cidades vizinhas. Para eles, a feira é um espaço de integração de saberes.
Durante o evento, que teve início às 16h e seguiu até às 21h, houve a participação da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala), com exposição de livros. Três escritoras do município fizeram roda de debate sobre suas obras.
“A cultura é observada em todo ambiente da feira, tendo em vista que quem comercializa os produtos são os próprios agricultores, oportunizando ao consumidor o acesso a informações sobre métodos de produção, melhores manejos utilizados pelo conhecimento tradicional, nomes regionais atribuídos aos produtos”, afirmou Balbino.
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
