Uneal promove 2ª edição da Feira Cultural e Agroecológica em Arapiraca
Evento é um produto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Enquanto agricultores expunham e comercializavam produtos orgânicos em pequenas barracas montadas no pátio externo da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca, estudantes do ensino médio e o público em geral escutavam a trajetória de autoras na construção de suas obras. Esta cena singular ocorreu nesta quinta-feira (18), durante a Feira Cultural e Agroecológica da Uneal.
Organizada pelos professores dos cursos de Geografia, Ângela Leite; e de Ciências Contábeis, Francis Cleiton Balbino, a Feira Agroecológica é um produto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação cujo título do projeto é "Parceria entre Universidade e Agricultores".
“Nosso objetivo é olhar a feira e o comércio como uma tecnologia social que pode ser desenvolvida dentro da Universidade como comércio solidário e que pode promover uma vivência prática a título de laboratório para os alunos dos cursos da Uneal”, explicou Francis Balbino.
A Feira tem o apoio de organizações sociais ligados à agricultura, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), a Associação de Agricultores Alternativos, Academia Arapiraquense de Letras e Artes (AAGRA) e Agricultores da Terra Agreste.
%20(1).jpeg)
Cultura
De acordo com os organizadores, a ação contribui ainda com o desenvolvimento do debate da sustentação do comércio da agricultura familiar e agroecológica de Arapiraca e cidades vizinhas. Para eles, a feira é um espaço de integração de saberes.
Durante o evento, que teve início às 16h e seguiu até às 21h, houve a participação da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala), com exposição de livros. Três escritoras do município fizeram roda de debate sobre suas obras.
“A cultura é observada em todo ambiente da feira, tendo em vista que quem comercializa os produtos são os próprios agricultores, oportunizando ao consumidor o acesso a informações sobre métodos de produção, melhores manejos utilizados pelo conhecimento tradicional, nomes regionais atribuídos aos produtos”, afirmou Balbino.
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
