Arapiraca

Prefeito de Arapiraca destaca investimentos sociais e melhoria na vida dos arapiraquenses

Durante entrevista, Luciano Barbosa respondeu perguntas relacionadas às propostas de campanha

Por 7Segundos 20/09/2024 10h10 - Atualizado em 20/09/2024 10h10
Prefeito de Arapiraca destaca investimentos  sociais e melhoria na vida dos arapiraquenses
Prefeito de Arapiraca destaca investimentos sociais e melhoria na vida dos arapiraquenses - Foto: Reprodução

O prefeito Luciano Barbosa (MDB), candidato à reeleição em Arapiraca, concedeu entrevista à NN FM, na manhã desta sexta-feira (20). A sabatina foi conduzida pelos radialistas Ailton Avlis e Clevânio Henrique. O prefeito respondeu perguntas relacionadas às propostas de campanha.

Em relação à saúde pública, Luciano falou de muitos investimentos no setor com 100% de cobertura nos programas de atenção primária e R$ 27 milhões na compra de medicamentos. Como resultado dos investimentos, ele citou o reconhecimento nacional e o Prêmio Band Cidades Excelentes.

Ele também falou da reconstrução do CRIA, do Centro de Especialidades Odontológicas, o CEO, de várias unidades de saúde e a conclusão em breve da UBS no Bairro Teotônio Vilela.

Luciano Barbosa destacou o programa mães gestantes e o acompanhamento com exames de pré-natal, vacinação até o nascimento bebê com a entrega de enxovais.

No quesito segurança pública, o prefeito disse que o edital do concurso da guarda municipal está sendo adequado à nova legislação nacional para publicação em breve da oferta de 49 vagas.

Além disso, citou os investimentos na iluminação de LED com 80% do município já atendido. "Isso ajuda muito na segurança pública e até dezembro deste ano teremos a cobertura de 100%. Também há estudos com o governo estadual sobre o sistema de videomonitoramento nos principais acessos de Arapiraca", afirmou Luciano Barbosa.

Em relação à educação, o prefeito revelou que outro edital será lançado, em breve, para o concurso público na área da Educação, com oferta de mais de 400 vagas.

Na área da assistência social, Luciano lembrou que o Brasil ainda é um país com muitas desigualdades sociais e que Arapiraca vem investindo muito na melhoria da qualidade de vida das pessoas, sobretudo as que mais precisam.

Ele citou a ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com mais de R$ 6 milhões investidos na agricultura familiar e na compra de produtos diretamente do campo.

"Reativamos o Restaurante Popular que hoje oferta mil refeições por dia ao preço de quatro reais à população de baixa renda. Nosso CadÚnico agora está em um prédio moderno no centro da cidade, para facilitar a procura e atendimento das famílias e dos beneficiários. Reestruturamos os centros de referência nos bairros e estamos construindo e entregando creches, escolas, ginásios poliesportivos que dão mais dignidade aos arapiraquenses", acrescentou.

Em relação à geração de empregos, o prefeito disse que a gestão municipal vem atuando em parceria com o Sebrae, Senai, Senac, Sesi e Senart para qualificar a mão de obra e gerar mais oportunidades de empregos no município.

No terceiro bloco da sabatina na Rádio NN FM, os radialistas indagaram sobre a mobilidade urbana. Luciano falou de obras importantes como a criação de novos corredores de tráfego e o avanço da Ciclovia do Trabalhador que já se estende por mais de 2,5 km de um total de 8,5 km.

A obra de ampliação da Marginal do Piauí também foi citada como importante iniciativa da gestão para proteger a Bacia do Riacho Piauí e criar um novo corredor de tráfego entre a Rodovia AL 220 e AL 115 interligando 16 bairro da cidade.

"Será um novo vetor de desenvolvimento e de mobilidade urbana em breve, e a prova disso foi o reconhecimento de Arapiraca com o Prêmio Internacional de Mobilidade Urbana em Curitiba este ano. Mais de 200 km de asfalto foram pavimentados nas ruas e avenidas. As obras continuam", destacou.

Ele respondeu, também, perguntas dos ouvintes sobre temas como a falta de água, que é uma questão da Casal, mas está levando demandas ao governo estadual para a importância das obras do esgotamento sanitário. “Vamos continuar trabalhando para cumprir o meu papel e fazer de Arapiraca uma cidade melhor para se viver", finalizou o prefeito Luciano Barbosa.