Arapiraca: Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco realiza a palestra “Divertidamente na Gestação”
A ação ocorreu nesta sexta-feira (19), na recepção da unidade de saúde, em Arapiraca, que é vinculada à Sesau
Profissionais da Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco (Uepnar), que funciona no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, realizaram a palestra “Divertidamente na Gestação”. A iniciativa, que contou com atividades lúdicas, teve como foco orientar e apresentar dicas para que as futuras mamães saibam lidar com as emoções durante o período gestacional.
“As gestantes vivenciam várias emoções e a que mais reverbera é a ansiedade. Por isso é importante a gente compreender a ansiedade de forma funcional. Todos nós temos ansiedade, mas temos que saber usá-la a nosso favor. Então, a partir da forma como a gente lida com essa emoção, ela pode se tornar funcional ou disfuncional", salientou o psicólogo Wagner Souza.
Como exemplo, o profissional orientou que as gestantes devem usar a criatividade, buscar o cuidado como forma de acompanhar esse atendimento. "Embora o sofrimento faça parte da existência humana, não se pode deixar que ele altere a rotina, o acompanhamento e o cuidado da pessoa”, explicou o psicólogo.
O "Divertidamente na Gestação" leva este nome em alusão ao desenho que conquistou crianças e adultos em todo o mundo, justamente enaltecendo as emoções de cada pessoa.
“As gestantes participaram, opinaram, abriram os corações. Isso mostra o quanto é importante para elas falar sobre as emoções e entender o que estão passando neste momento”, afirmou Wagner Souza.
O serviço
A Uepnar é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria). A estrutura foi implantada para acolher as gestantes de alto risco que moram na II Macrorregião de Saúde, composta por 46 municípios.
Além de qualidade no atendimento, a criação da Uepnar também está estrategicamente localizada no HEA, em Arapiraca. Com isso, diminui a distância entre a gestante e o tipo de atendimento necessário para casos de alto risco, aproximando o serviço, que antes só era encontrado em Maceió.
“Aproveitamos a oportunidade para desmistificar esse tabu, que muitas pessoas falam que psicólogo é só para quem tem desequilíbrio mental. Ao mesmo tempo em que explicamos sobre as emoções, encorajamos a ter este acompanhamento psicológico, já que elas lidam com muitas emoções neste período. A equipe multiprofissional qualificada da Uepnar está sempre em busca de melhorar a qualidade de vida das gestantes atendidas pelo serviço. As atividades vão se multiplicar!”, ressaltou a enfermeira Taylane Araújo, coordenadora da Uepnar.