Resultados de pesquisas sobre ensino da matemática serão apresentados em Arapiraca
Encontro Científico e Cultural de Alagoas (14º Enccult) acontece entre os dias 24 e 27 de setembro no Planetário da cidade
O Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Tema/Ufal), apresenta, durante o 14º Encontro Científico e Cultural de Alagoas (14º Enccult), suas experiências em prática de ensino em Matemática, e as pesquisas e atividades realizadas em sala de aula. O evento acontece em Arapiraca, de 24 a 27 de setembro, com o tema: “Educação, prospecção científica e desenvolvimento social”.
Os mais de 12 trabalhos aprovados abordam pesquisas e experiências na área de metodologia, formação do professor e prática de ensino em Matemática, e são orientados pelo professor do Centro de Educação (Cedu), Carloney Alves de Oliveira e demais membros do Tema.
O evento
O Enccult é um conjunto de atividades em diversas áreas, distribuídas em 12 Grupos de Trabalhos (GT) com conferências, mesas-redondas, palestras, minicursos e apresentação de trabalhos. “São 14 anos contribuindo para o fomento das discussões científicas no âmbito interdisciplinar, congregando pesquisadores de diferentes instituições no contexto local, regional, nacional e internacional”, destaca o professor Carloney Alves.
Enncult
O Encontro Científico Cultural de Alagoas (Enccult) chega a sua 14ª edição em 2024, e reúne pesquisadores de diferentes instituições, abrangendo discussões científicas em níveis local, regional, nacional e internacional. É organizado pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
Em formato híbrido, o evento conta com conferências, mesas-redondas, palestras e minicursos. A palestra de abertura será proferida pelo economista Márcio Pochmann, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e abordará o tema “Construindo o Futuro: Desafios e Estratégias para o Brasil no Capitalismo Atual”. O evento acontece no Planetário de Arapiraca às 15h.
Trabalhos da Ufal aprovados no GT07: Representações sociais, ensino de Matemática e Ciências Exatas
“Rotação por estações no ensino de matemática: um relato de experiência”;
“Mapeamento das produções publicadas sobre a presença das Tecnologias Móveis e Educação Matemática nos Anos Iniciais (2015-2020)”;
“As ideias de fração e a Metodologia de Problematização: explorando procedimentos de ensino para o 5ºano do Ensino Fundamental I”;
“Equidade nas aulas de Matemática: breve ensaio”;
“O(s) uso(s) da gamificação no ensino de matemática”;
“Mapeamento dos conceitos recorrente no uso de Tecnologias Móveis e Educação Matemática nos Anos Iniciais (2015-2020)”;
“Mapeamento Bibliográfico acerca do uso da Teoria dos Registros de Representação Semiótica nos Anos Iniciais (2014 – 2023)”;
“Utilização do Ábaco no contexto da formação do pedagogo: um relato de experiência”;
“Explorando a Discalculia: Entendimento do transtorno como base para identificação na Educação Básica”;
“Material Dourado no ensino da Matemática nos anos iniciais: mapeamento bibliográfico de Teses e Dissertações (2018-2022)”;
“Produção das Histórias em Quadrinhos (HQ) nas aulas de Matemática: desvendando as grandezas e medidas”;
“Dominó como recurso didático para o ensino de Ângulos”;
“Produção científica acerca de práticas pedagógicas para o ensino de Volume de Sólidos Geométricos (2018 – 2022)”;
“Literatura Infantil em práticas pedagógicas nas aulas de Matemática: mapeamento de produções científicas no portal de periódicos da CAPES (2013 – 2024)”;
“Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia do Cedu/Ufal: uma experiência de ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental”.