Resultados de pesquisas sobre ensino da matemática serão apresentados em Arapiraca
Encontro Científico e Cultural de Alagoas (14º Enccult) acontece entre os dias 24 e 27 de setembro no Planetário da cidade
O Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Tema/Ufal), apresenta, durante o 14º Encontro Científico e Cultural de Alagoas (14º Enccult), suas experiências em prática de ensino em Matemática, e as pesquisas e atividades realizadas em sala de aula. O evento acontece em Arapiraca, de 24 a 27 de setembro, com o tema: “Educação, prospecção científica e desenvolvimento social”.
Os mais de 12 trabalhos aprovados abordam pesquisas e experiências na área de metodologia, formação do professor e prática de ensino em Matemática, e são orientados pelo professor do Centro de Educação (Cedu), Carloney Alves de Oliveira e demais membros do Tema.
O evento
O Enccult é um conjunto de atividades em diversas áreas, distribuídas em 12 Grupos de Trabalhos (GT) com conferências, mesas-redondas, palestras, minicursos e apresentação de trabalhos. “São 14 anos contribuindo para o fomento das discussões científicas no âmbito interdisciplinar, congregando pesquisadores de diferentes instituições no contexto local, regional, nacional e internacional”, destaca o professor Carloney Alves.
Enncult
O Encontro Científico Cultural de Alagoas (Enccult) chega a sua 14ª edição em 2024, e reúne pesquisadores de diferentes instituições, abrangendo discussões científicas em níveis local, regional, nacional e internacional. É organizado pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
Em formato híbrido, o evento conta com conferências, mesas-redondas, palestras e minicursos. A palestra de abertura será proferida pelo economista Márcio Pochmann, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e abordará o tema “Construindo o Futuro: Desafios e Estratégias para o Brasil no Capitalismo Atual”. O evento acontece no Planetário de Arapiraca às 15h.
Trabalhos da Ufal aprovados no GT07: Representações sociais, ensino de Matemática e Ciências Exatas
“Rotação por estações no ensino de matemática: um relato de experiência”;
“Mapeamento das produções publicadas sobre a presença das Tecnologias Móveis e Educação Matemática nos Anos Iniciais (2015-2020)”;
“As ideias de fração e a Metodologia de Problematização: explorando procedimentos de ensino para o 5ºano do Ensino Fundamental I”;
“Equidade nas aulas de Matemática: breve ensaio”;
“O(s) uso(s) da gamificação no ensino de matemática”;
“Mapeamento dos conceitos recorrente no uso de Tecnologias Móveis e Educação Matemática nos Anos Iniciais (2015-2020)”;
“Mapeamento Bibliográfico acerca do uso da Teoria dos Registros de Representação Semiótica nos Anos Iniciais (2014 – 2023)”;
“Utilização do Ábaco no contexto da formação do pedagogo: um relato de experiência”;
“Explorando a Discalculia: Entendimento do transtorno como base para identificação na Educação Básica”;
“Material Dourado no ensino da Matemática nos anos iniciais: mapeamento bibliográfico de Teses e Dissertações (2018-2022)”;
“Produção das Histórias em Quadrinhos (HQ) nas aulas de Matemática: desvendando as grandezas e medidas”;
“Dominó como recurso didático para o ensino de Ângulos”;
“Produção científica acerca de práticas pedagógicas para o ensino de Volume de Sólidos Geométricos (2018 – 2022)”;
“Literatura Infantil em práticas pedagógicas nas aulas de Matemática: mapeamento de produções científicas no portal de periódicos da CAPES (2013 – 2024)”;
“Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia do Cedu/Ufal: uma experiência de ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental”.
Últimas notícias
Renan Filho faz demonstração de força no berço político de JHC
Chapa de JHC ao Senado depende de acordo com Arthur Lira
Lula veta lei que reconhece estágio como experiência profissional
Últimos dias de inscrição do Prêmio José Lessa Gama 2026
Pré-junina Canarraiá dá início ao São João de Arapiraca com shows de quadrilhas juninas
Rico Melquiades admite ignorância política e promete incomodar Erika Hilton e Nikolas Ferreira
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
