TRE/AL usará biometria de outros órgãos para identificar mais de nove mil eleitores
Importação de dados de entidades públicas parceiras permitirá que cidadãos não biometrizados pelo TRE/AL
Eleitores que não fizeram o recadastramento biométrico no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas poderão ser identificados pela impressão digital na eleição municipal do dia 06 de outubro. A ação é parte do Projeto de Importação de Biometria de Órgãos Externos (Bioex), do Tribunal Superior Eleitoral - TSE. Seis entidades públicas parceiras da Justiça Eleitoral vão permitir o aproveitamento de dados dos cidadãos que estão aptos a votar nas eleições deste ano.
A maior parte dos dados será importada do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e um menor percentual virá dos institutos de identificação dos Estados. No dia da eleição, as informações repassadas pelos órgãos conveniados serão validadas pelo TRE de Alagoas.
O processo vai funcionar em cada seção eleitoral, quando o cidadão usar a impressão digital para se identificar. Se a identificação for feita com sucesso, a urna eletrônica vai registrar a informação para que, posteriormente, os dados biométricos do eleitor sejam inseridos no cadastro eleitoral. Independentemente da validação, o eleitor poderá votar.
Segundo o TSE, Alagoas tem 9.313 cidadãos que tiveram seus dados importados por meio do Bioex. A estimativa é que 7,7 milhões de pessoas em todo o país tenham as digitais conferidas na hora do voto.
Informações integradas
Criado em 2017, o Bioex visa acelerar o processo de cadastramento biométrico que, atualmente, reúne dados de aproximadamente 120 milhões de pessoas. No pleito de 2020, com a pandemia e as medidas adotadas pelo TSE para conter o coronavírus, a validação biométrica nas urnas eletrônicas foi suspensa. Em 2022, este processo foi retomado, o que possibilita também o prosseguimento do projeto Bioex.
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE de Alagoas, Henrique Méro, o objetivo é evitar burocracia e facilitar a vida do eleitor, já que o Bioex dispensa a necessidade de nova biometria. “Com informações integradas, a Justiça Eleitoral também garante uma economia relevante para os cidadãos e para o poder público”.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
