Acidentes

Aplicativo Pardal registra 22 denúncias de propaganda irregular em Arapiraca

Por Erick Balbino/7Segundos 24/09/2024 06h06
Aplicativo Pardal registra 22 denúncias de propaganda irregular em Arapiraca
Aplicativo Pardal registra 22 denúncias de propaganda irregular em Arapiraca - Foto: Reprodução

Desde o início da propaganda eleitoral no dia 16 de agosto, o aplicativo Pardal, ferramenta de fiscalização eleitoral disponibilizada pela Justiça Eleitoral, já contabilizou 343 relatos de propaganda eleitoral irregular em Alagoas. Entre os municípios mais citados está Arapiraca, com 22 denúncias, ficando atrás apenas de Maceió, que lidera com 78 registros.

Além de Arapiraca, outros municípios que também figuram entre os com maior número de ocorrências são Minador do Negrão e Messias, com 21 cada, Campo Alegre com 18, e São José da Tapera com 16.

O Pardal, conforme estabelecido pela Portaria TSE nº 662/2024, foi projetado para permitir que os cidadãos participem ativamente no combate à corrupção eleitoral, denunciando irregularidades nas campanhas eleitorais. O uso da ferramenta se expandiu em 2024 para incluir a fiscalização de desvios também em campanhas na internet, sendo esta uma das principais novidades do ano.

A ferramenta Pardal Web permite que os usuários acompanhem o andamento das denúncias feitas pelo aplicativo móvel. Já o Pardal ADM automatiza o processo de notificação, enviando um link para a regularização ou esclarecimento da denúncia, além de permitir o envio de documentos comprobatórios.

As queixas incluem desde infrações relacionadas à propaganda em espaços proibidos até o uso inadequado de redes sociais para promoção de candidaturas.

O aplicativo Pardal, criado para dar mais transparência ao processo eleitoral, mostra-se uma ferramenta eficiente de participação democrática.