TRE esclarece: é falso que desembargador eleitoral tenha proibido festas e consumo de bebidas em Arapiraca
O conteúdo falso ainda contém uma suposta assinatura do desembargador eleitoral Sóstenes Alex Costa de Andrade, integrante do Pleno do TRE de Alagoas.
O Núcleo de Enfrentamento à Desinformação (NED) do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) esclarece que é falso conteúdo que circula nas redes sociais, determinando a proibição da realização de festas, o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e privados, e utilização de som ou barulho no dia 05 de outubro, véspera da eleição municipal, em Arapiraca.
O conteúdo falso ainda contém uma suposta assinatura do desembargador eleitoral Sóstenes Alex Costa de Andrade, integrante do Pleno do TRE de Alagoas.
O Tribunal esclarece que a proibição quanto ao consumo de bebidas alcoólicas na véspera e no dia da eleição cabe à Secretaria de Segurança Pública (SSP), não à Justiça Eleitoral.
A legislação não impede a realização de eventos privados na véspera e no dia da eleição, desde que candidatos não aproveitem desses momentos para fazer propaganda eleitoral. A propaganda eleitoral está permitida nas ruas até as 22h do sábado (05), véspera da eleição.
A utilização de som ou barulhos excessivos caracteriza poluição sonora ou perturbação do sossego e suas práticas são vedadas tanto no período eleitoral quanto em dias comuns. A poluição sonora é determinada pelo artigo 54 da Lei n. 9.605/1998, também chamada de Lei de Crimes Ambientais.
Essa lei compreende poluição de qualquer natureza e que possa causar danos à saúde humana ou à de animais, além de destruição da flora.
Já a perturbação do sossego está prevista no artigo 42 do Decreto Lei n. 3.688, conhecido como Lei de Contravenções Penais. Perturbar alguém, tanto o trabalho quanto o sossego alheio - com gritaria ou algazarra, exercendo ruidosa, abusando de instrumentos sonoros ou provocando barulho com animais de estimação -, é passível de prisão simples e multa.
Nota de esclarecimento do TRE

Últimas notícias
IBGE mostra que Maceió amplia participação no PIB de Alagoas
Polícia busca de suspeito de filmar mulher em cabine de banheiro em Maceió
Sesau afasta dez servidores após operação da PF investigar desvios na Saúde
IML de Maceió regulariza 90% dos corpos não reclamados e sepulta 157 vítimas
Escolas de ensino integral terão ampliação de oferta de cursos profissionalizantes
PM apreende drogas após denúncia anônima em São Miguel dos Campos
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
