Agreste

Abastecimento do Sistema Coletivo do Agreste retorna nesta segunda-feira (30)

Sistema Coletivo do Sertão também normalizou no início desta manhã

Por Mackson Douglas* 30/09/2024 17h05
Abastecimento do Sistema Coletivo do Agreste retorna nesta segunda-feira (30)
Informativo da Casal - Foto: Ilustração/Assessoria

O Sistema Coletivo do Agreste (SCA) retornou, nesta segunda-feira (30), após uma falta de energia elétrica que afetou a captação de água no Morro do Gaia, no município de São Brás. Devido a essa ocorrência, o abastecimento para Olho D’água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Feira Grande, Lagoa da Canoa, Coité do Nóia e São Brás, além das partes baixas da cidade de Arapiraca ficaram deficientes.

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) registrou a situação com a Equatorial e aguardou o retorno do potencial elétrico. Após a retomada do serviço, o sistema foi reativado com restrições para evitar rompimento na adutora, e por isso, o fornecimento de água voltará a ser distribuído de forma gradativa.

Vale ressaltar que a Casal distribui água para Olho D’Água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa e Coité do Nóia, além da parte baixa de Arapiraca. Já os municípios de São Brás e Feira Grande são abastecidos pela concessionária Águas do Sertão.

Sistema Coletivo do Sertão


O Sistema Coletivo do Sertão também voltou a operar plenamente, nesta segunda-feira (30), após a equipe técnica da Casal resolver um problema mecânico que afetou o conjunto motobomba na Estação de Tratamento de Água (ETA) Alto Sertão.

Devido a essa situação, a ETA estava operando com vazão reduzida, afetando o abastecimento dos municípios de Pariconha, Mata Grande e Água Branca. Após conclusão do serviço, a Casal começou a repassar o líquido tratado para a Águas do Sertão, concessionária responsável por distribuí-lo aos moradores. Porém, a regularização do abastecimento ocorrerá gradativamente.