Uneal 54 Anos: Série Especial de Vídeos Retrata a História e Trajetória da Comunidade Acadêmica
Ao longo de sua trajetória, a universidade expandiu suas atividades para outros cinco municípios
Em outubro de 2024, a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) celebra 54 anos de fundação, consolidando-se como uma das principais instituições de ensino superior do estado. Em comemoração à data, a Assessoria de Comunicação da Uneal lança uma série de vídeos que retrata a trajetória de pessoas que contribuem para o desenvolvimento da universidade e sua relevância para a sociedade alagoana. Os vídeos serão divulgados ao longo do mês de outubro e contarão com depoimentos de alunos, professores, técnicos, gestores e parceiros institucionais.
Crescimento e Expansão
Fundada em 13 de outubro de 1970, a então Fundação Educacional do Agreste (Funec) nasceu em Arapiraca, sendo a primeira instituição de ensino superior criada no interior de Alagoas. Em 1995, a Funec passou a ser Fundação Universidade Estadual de Alagoas (FUNESA). Finalmente, em 2006, tornou-se Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
Ao longo de sua trajetória, a universidade expandiu suas atividades para outros cinco municípios: Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió. Com seis campi distribuídos por diversas regiões do estado, a Uneal fortaleceu a interiorização do ensino superior em Alagoas, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e ações de extensão que impactam diretamente as comunidades locais.
Em 2024, além da expansão territorial, a Uneal segue em pleno desenvolvimento. Foram iniciados os trabalhos para as obras de construção de três novos prédios, que irão ampliar a infraestrutura dos campi de Arapiraca e Palmeira dos Índios e oferecer uma nova sede para o campus de São Miguel dos Campos, promovendo um ambiente mais qualificado para alunos e docentes.
Destaques em Programas e Projetos Acadêmicos
Ao longo de sua história, a Uneal se destacou pela implementação de programas acadêmicos de grande impacto. Um dos principais é o Conexões Acadêmicas, que integra ensino, pesquisa e extensão, possibilitando que alunos de diversas áreas do conhecimento participem de projetos que beneficiam a sociedade. Outro destaque é a Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI), que oferece formação e atividades de extensão voltadas para o público 60+, promovendo inclusão social e valorização da experiência de vida das pessoas dessa faixa etária.
A universidade também é reconhecida pelo Programa de Residência Pedagógica, que prepara estudantes para o exercício da docência em escolas públicas, contribuindo para a formação de professores com uma sólida base teórica e prática. Essas e outras iniciativas têm fortalecido a atuação da Uneal em diferentes áreas de conhecimento.
Ela também atua em projetos de grande relevância para o estado de Alagoas. Entre eles está o Diagnóstico em Parasitologia Humana e Malacologia Médica, realizado em Santana do Ipanema, em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), voltado para o combate a doenças negligenciadas em áreas rurais.
Impacto na Vida Acadêmica
A série de vídeos lançada hoje tem como foco principal as histórias de estudantes, técnicos e professores que fazem parte do dia a dia da universidade. O primeiro vídeo da série traz o depoimento de Henrique de Jesus Craveiros, estudante de 19 anos do curso de Pedagogia no Campus I, em Arapiraca. Henrique, que é bolsista do programa Conexões Acadêmicas, membro do Centro Acadêmico (CA) e participante ativo das atividades da universidade, compartilha sua trajetória e fala sobre como a Uneal foi um divisor de aprendizados. “A Uneal mudou a minha vida. Ela me prepara para que futuramente, na minha área de atuação eu consiga licenciar de uma forma mais ampla e agradável para os meus futuros alunos e alunas”, afirma o estudante.
A série busca mostrar como a Universidade Estadual tem sido uma plataforma para o crescimento da comunidade acadêmica, servindo como um espaço de inclusão, aprendizado e transformação. Depoimentos como o de Henrique mostram o papel fundamental que a universidade desempenha na formação de cidadãos conscientes e engajados.
Olhar para o Futuro
O reitor da Uneal, Odilon Máximo de Morais, destaca a importância dessa comemoração e do papel que a Instituição de Ensino Superior (IES) continua a desempenhar no cenário educacional de Alagoas. “A Uneal não é apenas uma instituição de ensino superior, mas também um espaço de transformação social. Esses 54 anos refletem o compromisso com a formação, a pesquisa e o desenvolvimento de Alagoas”, afirmou o reitor.
Nos últimos anos, a IES tem ampliado suas parcerias, consolidando convênios com instituições de referência, como a Universidade Federal da Bahia, a Universidade Federal de Sergipe e a Unicamp, através das quais são ofertados cursos de doutorado e mestrado para os servidores da Uneal.
Série de Vídeos
Os vídeos da série especial de 54 anos serão divulgados durante todo o mês de outubro nas plataformas oficiais da universidade. Para acompanhar os lançamentos e conhecer mais sobre a história e os projetos da Uneal, acesse o link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLxQyPao1Tgg1kbH4eEhkg-zdOTn9DIia9
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
