Sertão

Aluna da Ufal no Campus do Sertão será mentora em evento da Nasa

Maratona de programação é realizada em 185 países e Gabriele Torres vai participar das atividades locais em João Pessoa-PB

Por 7segundos/Assessoria 03/10/2024 17h05
Aluna da Ufal no Campus do Sertão será mentora em evento da Nasa
Esse tipo de competição é chamado hackathon e a iniciativa da Nasa é considerada a maior do mundo - Foto: Ascom

A nave já está pronta para a aluna do curso de Engenharia de Produção da Ufal em Delmiro Gouveia, Gabriele Torres. Ela foi selecionada pra ser mentora na maratona Nasa Space Apps Challenge 2024, que acontece simultaneamente em 185 países e territórios. O evento que a aluna do Campus do Sertão vai participar será em João Pessoa-PB, de 4 a 6 de outubro.

Esse tipo de competição é chamado hackathon e a iniciativa da Nasa é considerada a maior do mundo para programadores, cientistas, designers, criadores, técnicos e inventores. Os participantes vão utilizar o banco de dados aberto da Nasa para criar soluções funcionais e inovadoras com o objetivo de resolver problemas presentes na Terra ou no Espaço.

Serão 20 desafios propostos abrangendo ciências, espaço, educação e inovação, todos com a temática principal do evento: O Sol toca tudo! “Este tema destaca a interconectividade do Sol e como a sua presença atinge todas as comunidades em todo o mundo, espelhando o alcance da comunidade global”, contextualizam os organizadores, explicando que a edição deste ano marca o Helio Big Year, tradução livre do “Grande Ano da Heliofísica”, uma celebração global da influência do Sol na Terra e no sistema solar, que ocorre de outubro de 2023 a dezembro de 2024.

Os mentores vão participar de forma híbrida. Gabriele estará virtualmente apoiando os maratonistas por meio da sua experiência, que foi fundamental para esta seleção. Ela faz parte da equipe do Laboratório de Inovação Inclusiva (Liinc-Ufal), coordenado pelo professor Hérmani Magalhães (Santana do Ipanema) e pela professora Nathália Queiroz (Ctec), onde atua como bolsista pela Fapeal.

A estudante também é mentora voluntária na escola de programação Vai Na Web, que atua nas favelas e periferias do Rio de Janeiro, além de oferecer cursos on-line gratuitos jovens periféricos. Já no Campus do Sertão, Gabriele faz parte do Movimento Empresa Júnior como diretora da Vetor Jr. e líder de Aceleração e Inovação na Federação de Empresas Juniores de Alagoas.

“Todas essas experiências e meus conhecimentos de programação somaram nessa escolha e confiança da Nasa Space Jampa para que eu fosse mentora das equipes competidoras do Hackathon”, comentou a aluna da Ufal que vai se juntar à equipe multidisciplinar de mentores selecionados para tirar dúvidas os grupos competidores.