Eleições 2024: procuradores regionais eleitorais acompanham votação em Alagoas
Servidores do MPF atuam como fiscais em auditoria que ocorre na OAB/AL; procedimentos ocorrem até 17h
O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral), por meio dos procuradores regionais eleitorais substitutos Antônio Henrique Cadete e Raquel Teixeira, está acompanhando os testes de integridade das urnas eletrônicas em Alagoas, realizados durante a votação paralela neste domingo (6).
A iniciativa faz parte dos procedimentos de auditoria realizados pela Justiça Eleitoral para garantir a segurança e a confiabilidade do sistema eletrônico de votação.
Ontem, na véspera da eleição, 20 urnas eletrônicas foram sorteadas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o Teste de Integridade, 18 delas estão sendo auditadas na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) e as demais no Centro Universitário de Maceió (UNIMA), onde os testes são realizados com biometria, contando com a participação de eleitores reais.
Todo o processo é público, filmado e acompanhado de perto pelos representantes do MP Eleitoral, auditores e outras instituições fiscalizadoras. Neste ano, quatro servidores do Ministério Público Federal voluntariaram-se para atuar no teste de integridade das urnas e estão participando da auditoria na OAB/AL.
O acompanhamento dos procuradores tem como objetivo assegurar que todos os procedimentos estejam sendo realizados de maneira regular e que o sistema de votação eletrônica continue sendo uma ferramenta segura e confiável para as eleições no estado. Segundo os procuradores, a atuação reforça a transparência do processo e o compromisso com a proteção da integridade eleitoral.
A votação paralela é um evento realizado simultaneamente às eleições oficiais e tem como propósito testar e demonstrar o pleno funcionamento das urnas eletrônicas, garantindo a lisura do processo eleitoral brasileiro.
Últimas notícias
Foragido por homicídio é preso pela polícia em Viçosa
Governo zera imposto de importação de insumos para canetas emagrecedoras
Começa hoje a vacinação contra gripe no país; veja quem pode se imunizar
Guerra expõe risco energético do Brasil, diz ex-chefe da Petrobras
Em dois meses, Implanon é disponibilizado para mais de 600 mulheres
Mais 10 mil m² de espaços arborizados serão vistoriados pela Defesa Civil de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
