Casa de Direitos de Arapiraca fortalece ações do Estado na região Agreste
Equipamento oferece uma série de serviços voltados para garantia de direitos e promoção da cidadania
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Casa de Direitos, desenvolve uma série de ações no município de Arapiraca, e fortalece o trabalho do Governo do Estado na região Agreste. O equipamento é referência na oferta de serviços voltados para a garantia de direitos e promoção da cidadania, beneficiando, principalmente, pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Dentre os serviços ofertados no local estão: a emissão de mais de 20 documentos essenciais, assistência jurídica, mediação de conflitos, consulta processual e o atendimento especializado dos núcleos do Tribunal de Justiça de Alagoas e da Defensoria Pública Estadual. O equipamento conta ainda com o Núcleo de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência (NAMVV), que oferece atendimento jurídico, social e psicológico a mulheres que sofreram algum tipo de violação de direitos.
"Este equipamento representa um avanço significativo na oferta de serviços públicos para a população do Agreste. O Governo do Estado está comprometido em proporcionar mais acesso e eficiência no atendimento à população, permitindo que mais pessoas consigam resolver suas demandas de forma prática e facilitada sem que tenham que percorrer grandes distâncias, e, com isso, beneficiando quem mais precisa”, afirmou a titular da Seprev, Paloma Tojal.
Outros serviços que merecem destaque são os projetos Pai Consciente, que busca promover o reconhecimento de filiação e assegurar que crianças e adolescentes tenham o nome do pai no registro civil, e o Respeita Meu Nome, que auxilia pessoas trans e travestis na mudança do nome e gênero no registro civil.
Além disso, no mês de julho, foi implantado na Casa de Direitos de Arapiraca um Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, que vem beneficiando a população com uma série de serviços importantes para Pessoa Física e para pequenas e médias empresas. A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Governo de Alagoas e a Receita Federal.
“O governador Paulo Dantas tem investido na Casa de Direitos de Arapiraca, tanto no que se refere à estrutura quanto na qualificação dos profissionais que ali atuam, o que vem oportunizando a ampliação do número de atendimentos. É um trabalho consolidado, que demonstra os esforços da gestão estadual para a construção de uma sociedade mais justa em Alagoas”, completou Paloma Tojal.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
