Hospital de Emergência do Agreste acolhe mais de 390 pessoas no fim de semana das eleições
Balanço dos atendimentos foi divulgado nesta segunda-feira (7) pela Sesau, a quem a unidade é vinculada
Os profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, acolheram 393 pessoas durante o fim de semana dedicado às eleições municipais. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (7) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a quem a unidade é vinculada.
Do total de atendimentos registrados entre o sábado (5) e o domingo (6), foram assistidas 137 vítimas de acidentes de trânsito, sendo seis casos de acidente de bicicleta. Também foram atendidas 13 vítimas de atropelamento, 11 de capotamento, 45 de colisão e 62 de quedas e colisões envolvendo motocicletas.
O HEA registrou, ainda, 11 entradas por acidentes de trabalho. A unidade hospitalar acolheu cinco vítimas de intoxicação exógena e 13 vítimas de agressão, sendo 11 casos de agressão corporal, um por arma branca e mais uma por arma de fogo.
Também foram acolhidos quatro pacientes que sofreram mordidas de cachorro, um por picada de abelha e três que foram picados por inseto. Com relação a picadas de escorpião, o HEA atendeu seis vítimas entre o sábado (5) e o domingo (6), além de um paciente que sofreu queda de animal.
Ainda foram registrados atendimentos a 64 vítimas de queda da própria altura e 10 de queda de altura. A maior unidade hospitalar do interior de Alagoas atendeu também 12 pacientes que sofreram luxação ou entorses e 12 lesionados em razão de pancadas.
Cirurgias e exames
Nos plantões de final de semana foram realizados nove exames de tomografia computadorizada e oito cirurgias. "Mais uma vez o Hospital de Emergência do Agreste comprova o seu alto poder de resolução e assegurou assistência hospitalar de alta complexidade em todo o fim de semana voltado às eleições municipais", frisou a diretora geral do HEA, Bárbara Albuquerque.