Sesau e Secria promovem palestra sobre métodos contraceptivos em Arapiraca
As informações foram disseminadas pela médica Rafaela Freitas e pela enfermeira Emilly Cristine

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria) realizaram, nesta terça-feira (8), palestra sobre métodos contraceptivos para as gestantes assistidas pela Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco (Uepnar), em Arapiraca, situada no Hospital de Emergência do Agreste (HEA). O foco da ação, que foi realizada pela médica Rafaela Freitas e pela enfermeira Emilly Cristine, foi a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), que é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e evita a gravidez não programada.
“Este evento é importante para conscientizar as mulheres que elas têm o direito de planejar o momento que querem engravidar. Afinal, elas têm muitas responsabilidades pessoais e profissionais. Casa, emprego, estudo, família, e planejar a vida financeira, com o momento que deseja para engravidar e conciliar todas estas responsabilidades” disse Rafaela Freitas, que é médica do Ambulatório de Planejamento Reprodutivo.
Ela salientou que a disseminação de informações sobre planejamento reprodutivo a todas as mulheres é fundamental. “Mas não só para quem está presente durante a palestra, mas, também, para que estas gestantes repassem as informações para as filhas, primas, irmãs e amigas, a respeito da possibilidade de acesso ao DIU de cobre”, completou Rafaela Freitas.
%20(2).jpg)
A médica frisou que o DIU é um método de longa duração, que já tem eficiência comprovada, além de fácil acesso, sendo a inserção feita na própria Atenção Primária. “A Sesau tem um projeto de planejamento reprodutivo com capacitação de equipes de enfermagem para termos mais profissionais habilitados nos municípios alagoanos. Também prestamos orientação a respeito do tema, por meio de rodas de conversa, como esta que aconteceu na Uepnar”, enfatizou.
A coordenadora da Uepnar, Taylane Araújo, pontuou a relevância da disseminação das informações sobre planejamento reprodutivo para as mulheres alagoanas. “Estas ações vão acontecer mais vezes na unidade, com o objetivo de que as gestantes e acompanhantes sejam agentes na multiplicação destas orientações para outras mulheres”, afirmou.
Últimas notícias

Vídeo mostra momento em que o advogado João Neto agride mulher dentro de apartamento em Maceió

Advogado João Neto é preso acusado de violência doméstica em Maceió

Evento gratuito sobre saúde mental no trabalho é realizado em Arapiraca

Prefeito recebe governador para assinatura da Ordem de Serviço da Fábrica da Sopa de Rio Largo

Hemoal tem estoque crítico e apela por doação de sangue para Feriadão da Páscoa

Mãe de Ana Beatriz passa mal durante diligência das polícias na residência dela em Novo Lino
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
