Arapiraca

[Vídeo] Luciano Barbosa critica Casal e aponta saneamento básico como obstáculo para Arapiraca

Segundo o gestor, esse é um empecilho para a verticalização da Capital do Agreste

Por Erick Balbino/7Segundos 09/10/2024 17h05
[Vídeo] Luciano Barbosa critica Casal e aponta saneamento básico como obstáculo para Arapiraca
Luciano Barbosa critica Casal e aponta saneamento básico como obstáculo para Arapiraca - Foto: Reprodução/Youtube

Em entrevista coletiva, o prefeito Luciano Barbosa destacou os desafios que o município ainda enfrenta em seu processo de desenvolvimento, com uma crítica direta à Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). O prefeito, que recebeu mais de 100 mil votos na eleição do último domingo (6), utilizou o encontro com a imprensa arapiraquense para agradecer o apoio da população, mas também para abordar questões urgentes que impactam o crescimento econômico da cidade.

Entre os temas discutidos, Luciano Barbosa ressaltou a deficiência da Casal na resolução de problemas relacionados ao saneamento básico e abastecimento de água em Arapiraca. Segundo ele, esses problemas representam um “gargalo” para o desenvolvimento econômico local, especialmente com a expansão do perímetro urbano da cidade, que completará 100 anos no próximo dia 30 de outubro.

“O saneamento básico é um dos grandes desafios que precisamos enfrentar para destravar o desenvolvimento de Arapiraca. Tive reuniões com a Casal e, infelizmente, percebo que a companhia tem dificuldades como empresa para resolver os problemas de infraestrutura hídrica em cidades do porte de Arapiraca. Isso não é apenas uma percepção técnica minha; a própria população sente no dia a dia as falhas tanto no abastecimento de água quanto no esgotamento sanitário”, afirmou o prefeito.

Luciano Barbosa enfatizou que, para uma cidade em expansão e que se prepara para celebrar um marco histórico de 100 anos, é urgente que esses problemas sejam tratados como prioritários. “Esse é um problemão que precisa ser tratado como um ponto focal de atenção”, alertou o prefeito.

A crítica do gestor municipal reforça um antigo anseio da população arapiraquense, que convive com falhas nos serviços da empresa alagoana. Esses obstáculos têm se tornado mais evidentes à medida que a cidade se expande e se consolida como um importante polo econômico no Agreste alagoano. Para Luciano Barbosa, é fundamental que soluções sejam encontradas para garantir que Arapiraca possa continuar a crescer de forma sustentável e alcançar todo o seu potencial econômico e social.

O assunto já havia sido abordado anteriormente pelo prefeito, durante sabatina do Programa Na Mira da Notícia. O gestor arapiraquense chegou a mencionar que têm discutido com o governador Paulo Dantas (MDB) a possibilidade de retirar da Casal a outorga dos serviços de abastecimento e saneamento na Capital do Agreste.

Na ocasião, Luciano declarou que a falta de investimentos da Casal tem prejudicado o crescimento da cidade: "Uma das dificuldades para a nossa verticalização é a falta de estrutura de esgotamento sanitário. Estamos hoje no nosso limite, está na hora de chamar a Casal e perguntar: tem condições de continuar com serviços? Se não tem, então abra mão para que a a gente possa fazer a outorga para outra entidade que possa fazer 100% do esgotamento sanitário e resolver o problema de abastecimento de água em Arapiraca", disse o prefeito.

Confira o trecho da coletiva de imprensa: