[Vídeo] Luciano Barbosa critica Casal e aponta saneamento básico como obstáculo para Arapiraca
Segundo o gestor, esse é um empecilho para a verticalização da Capital do Agreste
Em entrevista coletiva, o prefeito Luciano Barbosa destacou os desafios que o município ainda enfrenta em seu processo de desenvolvimento, com uma crítica direta à Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). O prefeito, que recebeu mais de 100 mil votos na eleição do último domingo (6), utilizou o encontro com a imprensa arapiraquense para agradecer o apoio da população, mas também para abordar questões urgentes que impactam o crescimento econômico da cidade.
Entre os temas discutidos, Luciano Barbosa ressaltou a deficiência da Casal na resolução de problemas relacionados ao saneamento básico e abastecimento de água em Arapiraca. Segundo ele, esses problemas representam um “gargalo” para o desenvolvimento econômico local, especialmente com a expansão do perímetro urbano da cidade, que completará 100 anos no próximo dia 30 de outubro.
“O saneamento básico é um dos grandes desafios que precisamos enfrentar para destravar o desenvolvimento de Arapiraca. Tive reuniões com a Casal e, infelizmente, percebo que a companhia tem dificuldades como empresa para resolver os problemas de infraestrutura hídrica em cidades do porte de Arapiraca. Isso não é apenas uma percepção técnica minha; a própria população sente no dia a dia as falhas tanto no abastecimento de água quanto no esgotamento sanitário”, afirmou o prefeito.
Luciano Barbosa enfatizou que, para uma cidade em expansão e que se prepara para celebrar um marco histórico de 100 anos, é urgente que esses problemas sejam tratados como prioritários. “Esse é um problemão que precisa ser tratado como um ponto focal de atenção”, alertou o prefeito.
A crítica do gestor municipal reforça um antigo anseio da população arapiraquense, que convive com falhas nos serviços da empresa alagoana. Esses obstáculos têm se tornado mais evidentes à medida que a cidade se expande e se consolida como um importante polo econômico no Agreste alagoano. Para Luciano Barbosa, é fundamental que soluções sejam encontradas para garantir que Arapiraca possa continuar a crescer de forma sustentável e alcançar todo o seu potencial econômico e social.
O assunto já havia sido abordado anteriormente pelo prefeito, durante sabatina do Programa Na Mira da Notícia. O gestor arapiraquense chegou a mencionar que têm discutido com o governador Paulo Dantas (MDB) a possibilidade de retirar da Casal a outorga dos serviços de abastecimento e saneamento na Capital do Agreste.
Na ocasião, Luciano declarou que a falta de investimentos da Casal tem prejudicado o crescimento da cidade: "Uma das dificuldades para a nossa verticalização é a falta de estrutura de esgotamento sanitário. Estamos hoje no nosso limite, está na hora de chamar a Casal e perguntar: tem condições de continuar com serviços? Se não tem, então abra mão para que a a gente possa fazer a outorga para outra entidade que possa fazer 100% do esgotamento sanitário e resolver o problema de abastecimento de água em Arapiraca", disse o prefeito.
Confira o trecho da coletiva de imprensa:
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
