Prefeitura de Penedo preparou vasto cronograma de ações no Outubro Rosa
Este ano, a Secretaria de Saúde de Penedo também promove o Outubro Rosa Noturno
A Prefeitura de Penedo promove ações alusivas ao Outubro Rosa em setores da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), dos postos ao Centro de Diagnóstico e também no Centro de Saúde da Mulher, investimento do governo Ronaldo Lopes que funciona no Complexo de Saúde Dr. Hélio Lopes.
Além de orientação sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero, as unidades de saúde irão oferecer testes rápidos, consultas com médicos e enfermeiras, vacinação, realização de citologia em mulheres de 25 a 64 anos e a solicitação de mamografia.
Este ano, a Secretaria de Saúde de Penedo também promove o Outubro Rosa Noturno (confira o cronograma abaixo) para atender pacientes que não podem ir durante o dia.
“Fazemos essas ações durante o ano todo nas nossas unidades de saúde, porém, em outubro nós intensificamos devido a mobilização nacional. Temos profissionais que atuam diretamente com a população, como ginecologistas e mastologistas dando palestras e passando as informações. Temos toda rede para dar um diagnóstico preciso, por isso a prevenção é o melhor caminho”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.
O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pela da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja e também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Caso a mulher observe alguma alteração, deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo.
Além dessa campanha do Outubro Rosa, a SEMS vai enfatizar durante as ações também o Outubro Verde, campanha de combate a sífilis – doença sexualmente transmissível. O teste rápido está disponível em todos os postos de saúde e a doença tem cura.
“Vamos trabalhar as duas campanhas de forma conjunta, falando sobre a prevenção ao câncer de mama e do combate a sífilis, doença que acomete muitas mulheres e pode ser transmitida para os bebês”, destacou Waninna.
Cronograma do Outubro Rosa durante o dia nos postos de saúde da SEMS
Dia 22/10 – Todos os postos de saúde, exceto da COHAB que realizará no dia 31/10
Dia 23/10 – CAPS
Dia 24/10 – Academia de Saúde na Cohab, junto com Emulti Santa Luzia
Dia 30/10 – Sindspem, com Emulti Senhor dos Pobres
Dia 30/10 – Centro de Saúde da Mulher
Dia 31/10 – Centro de Diagnóstico
Cronograma do Outubro Rosa noturno nos postos de saúde da SEMS
15/10 – Vila Matias
16/10 – Sesi
17/10 – Raimundinho 09
21/10 – Gabriel 04
22/10 – Cohab
23/10 – Raimundinho 08 e José Edileno
24/10 – Centro
25/10 – Santo Antônio
29/10 – Vitória e Oiteiro
30/10 – Rosete
Últimas notícias
Palmeira dos Índios vai receber etapa do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar
Aumento das bolsas da Fapeal entra em vigor e beneficia mestrandos e doutorandos
STF valida lei de Alagoas que regula passagem de policiais militares para inatividade
Inscrições para o concurso da Guarda Civil Municipal encerram nesta quinta (7)
Arapiraca inicia expansão da coleta seletiva porta a porta em bairros da cidade
Carlos Bolsonaro desembarca em Maceió para corrida Acorda Brasil
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
