Raízes de Arapiraca é reconhecido pela Assembleia como patrimônio cultural de Alagoas
Série de documentários etnográficos são produzidos pelo deputado Ricardo Nezinho
O plenário da Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei ordinária nº 981/2024, que reconhece como Patrimônio Cultural do Estado de Alagoas o Projeto Raízes de Arapiraca, de autoria do deputado Inácio Loiola (MDB), na sessão de terça-feira (15).
O projeto Raízes de Arapiraca é um documentário etnográfico sobre os arapiraquenses, por meio de produção audiovisual contando a história de vida de cada entrevistado, sua origem, tradições familiares e sua relação direta com o desenvolvimento social, cultural, político e econômico do município de Arapiraca. Idealizado pelo deputado Ricardo Nezinho (MDB), o Raízes de Arapiraca está em sua 21ª edição.
O deputado Ricardo Nezinho agradeceu aos pares e se disse muito honrado pela aprovação da matéria. De acordo com ele, o Raízes de Arapiraca é o maior projeto etnográfico do mundo.
“Não existe outro igual! Hoje temos mais de 400 documentários, todos dentro da cidade de Arapiraca. É um projeto que relata e faz com que possamos levar a vida das pessoas para a posteridade”, afirmou Nezinho, explicando que idealizou o projeto apenas para a cidade de Arapiraca porque, nesse momento, as condições e estruturas não lhe permitem expandir para outros municípios. “Mas ele fica de exemplo para que outras pessoas possam levar essa ideia para outros municípios”, sugeriu o parlamentar.
O deputado Breno Albuquerque (MDB) destacou a importância do projeto, afirmando ser mais do que justo que se torne Patrimônio Cultural do Estado.
“Um projeto que eu conheço, inclusive tive oportunidade de participar quando a minha saudosa avó, Dona Maria do Cartório, como era conhecida, foi homenageada”, declarou Albuquerque.
Últimas notícias
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Alagoas Feita à Mão movimenta mais de R$ 1,1 milhão em vendas ao longo de 2025
Incêndio em estação de esqui deixa 40 mortos e 115 feridos na Suíça
Gestão marca 2025 histórico e deixa grandes obras prontas para entrega em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
