Unidade Especializada em pré-natal de alto risco comemora o marco de 200 gestantes atendidas em Arapiraca
Serviço foi aberto no dia 26 de junho deste ano e funciona no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), na cidade de Arapiraca.
Com um novo marco em seus quatro meses de funcionamento, a Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco (Uepnar) registrou 200 atendimentos a gestantes alagoanas. O serviço, uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria), funciona no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, e passou a atender as gestantes de alto risco desde o dia 26 de junho deste ano.
Para a secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, o número é simbólico e mostra que o governo Paulo Dantas está determinado em melhorar os índices da saúde em Alagoas.
“Há pouco tempo todas as gestantes de alto risco de Alagoas tinham que se deslocar para Maceió para poder realizar sua consulta, e agora temos esse equipamento aqui na segunda macro região, atendendo as gestantes que moram ao redor e permitindo que tenham atendimento seguro e não se coloquem ainda mais em risco precisando ir até a capital. O marco de 200 gestantes atendidas é simbólico, porque são 200 mulheres que tiveram atendimento humanizado, seguro e qualificado”, disse.
Por meio da Uepnar, as mulheres com gestação de alto risco e que residem nos 46 municípios que integram a II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, têm acesso a consultas com médicos obstetras, cardiologistas, nefrologistas e endocrinologistas.
De acordo com Geovânia Lemos Vieira, que já utilizou o serviço da Uepnar, o diferencial da unidade é o atendimento humanizado e qualificado.
“Desde o meu primeiro atendimento até hoje eles sempre foram muito atentos e carinhosos comigo, com uma equipe prestativa e que realmente sabe o que está fazendo. Realmente só tenho a agradecer e que esse atendimento continue aqui, mudando cada vez mais vidas em Alagoas”, relata a gestante.
Em Alagoas, antes da existência da Uepnar, só eram realizadas consultas de pré-natal de alto risco em dois locais: no Hospital Escola Santa Mônica (MESM) e Hospital Universitário (HU), ambos na capital alagoana. A unidade veio com a pretensão de diminuir os indicadores sobre a mortalidade materna e sobre a saúde na primeira infância em Alagoas.
Através dos atendimentos ambulatoriais é possível realizar a detecção precoce de doenças congênitas, a diminuição no número de crianças que nascem abaixo do peso e a diminuição no nível de mortalidade materna.
Últimas notícias
Uncisal será expandida e ofertará curso de Medicina em Delmiro Gouveia
DEA é acionado para resgatar vítimas de acidente na BR 101, em Joaquim Gomes
Justiça mantém prisão de policial penal suspeito de matar empresária alagoana
[Vídeo] DMTT anuncia mudança em famoso cruzamento no Jacintinho a partir de domingo (29)
SMTT implanta mudanças no trânsito e instala novo semáforo em Arapiraca
[Vídeo] Motorista flagra lixo sendo transportado de forma irregular na AL-115
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
