Hospital de Emergência passa por avaliação para implantação de projeto nacional
O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, (PROADI-SUS).
Contemplado pelo Ministério da Saúde para ser uma das instituições em Alagoas a implantar o projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, passou pela fase de avaliação da estrutura e serviços, realizada por profissionais do Hospital Sírio Libanês (HSL). A avaliação para o diagnóstico das demandas foi realizada nesta quinta (24) e sexta-feira (25).
O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, (PROADI-SUS).O RHP completou 15 anos de atividade no Brasil e tem o objetivo de aprimorar a gestão e a qualidade do cuidado na assistência aos pacientes. Entre 2024 e 2026, ele tem como tripé de colaboração às Entidades de Saúde de Reconhecida Excelência (ESRE): Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), Hospital Moinhos de Vento (HMV) e Hospital Sírio Libanês (HSL).
“O Hospital de Emergência já tem mais de 21 anos e o RHP, neste caso, com profissionais de uma instituição da grandeza do Sírio Libanês, busca atualizar todos os processos que o hospital tem com o que há de mais moderno na questão, principalmente, de segurança do paciente. Receber este projeto é um passo gigante na melhoria da qualidade da assistência com a utilização dos protocolos”, afirmou Juan Fagundes, gerente de estratégias de Acesso à Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).
Nesta análise e diagnóstico da estrutura e dos processos no HEA, os seis profissionais do Hospital Sírio Libanês que vieram ao HEA para a visita técnica, utilizaram a Ferramenta de Avaliação Hospitalar (FAHosp) para fazer as anotações sobre os setores.
“É um projeto que tem como foco a qualidade na assistência e segurança do paciente. Nesta visita inicial já vimos que os profissionais do Hospital de Emergência do Agreste, são muito engajados nesta proposta de qualificação. É muito importante para que as ações e atualizações possam ser implantadas”, afirmou a médica Anna Carolina Pompermayer, integrante da equipe de avaliação do Hospital Sírio Libanês.
“A partir deste diagnóstico é definido o período em que o projeto acompanhará os passos e atividades de reestruturação no hospital. Pode se estender por até 15 meses” afirmou o fisioterapeuta Diego Britto, também integrante da equipe de avaliação do HSL. Canetas, documentos e Tablet e. mãos e disposição em buscar ainda mais qualidade no acolhimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.
“Estamos seguindo no caminho das melhorias. Uma honra receber profissionais de uma instituição de excelência, com reconhecimento nacional, como é o Sírio Libanês. Esta avaliação é o conjunto de soluções para a implantação do RHP que vai nortear nossa missão de salvar vidas. Nosso quadro de profissionais é qualificado e tem total interesse em caminhar junto neste desenvolvimento, entender as atualizações dos protocolos e colocar em prática pelo bem dos pacientes. O apoio da Sesau é fundamental para que estas novas práticas sejam rotina no Hospital de Emergência”, declarou Bárbara Albuquerque, diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste.
Últimas notícias
Silvia Abravanel reencontra cobra de estimação em casa após meses de sumiço
Flávio faz aceno a Neymar após Lula chamar atacante de 'jogador home office'
Mãe de Matheus Cunha se emociona nas arquibancadas após dois gols do filho
Alagoas reduz analfabetismo em quase 30% e bate recorde histórico com foco na infância e expansão da EJA
Polícia invade campo e prende jogador de futebol amador acusado de roubo
PT aciona TSE contra Flávio Bolsonaro por vídeo com IA e alega propaganda antecipada
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
