Rodrigo Cunha faz homenagem a Arapiraca, ao seu povo e às personalidades de sua história
Ele agradeceu à cidade pelo reconhecimento e destacou a trajetória de êxitos da Capital do Agreste
O senador Rodrigo Cunha (Podemos) proferiu na terça-feira (29) discurso especial no Senado Federal em homenagem ao aniversário de 100 anos de Arapiraca, data comemorada nesta quarta-feira (30). Natural do município, Cunha agradeceu à cidade pelo reconhecimento de seu trabalho e destacou a trajetória de êxitos da Capital do Agreste, referência na região Nordeste e segunda maior cidade de Alagoas.
“Arapiraca é reconhecida em todo o país pelo seu espírito empreendedor e por sua capacidade de se reinventar. Desde o auge da produção de fumo até seu desenvolvimento como polo comercial e agrícola, a cidade construiu uma história de progresso que orgulha todos nós alagoanos. Sou imensamente grato ao povo arapiraquense”, disse o senador.
O parlamentar fez de seu discurso, além de um ato de homenagem à cidade, um momento de destacar a importância de seu povo e de personalidades de sua história e de seu desenvolvimento.
“Acima de tudo, Arapiraca é feita de pessoas. São os homens e mulheres que fizeram e fazem a diferença, mesmo diante das adversidades. Desde nosso fundador Manoel André, que lançou as primeiras sementes, até o médico José Fernandes de Lima, fundador da Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, que ajudou a cidade a se tornar referência em serviços de saúde, e a família Teófilo que através do seu Moacir e de Rogerio foram essenciais para formação do polo educacional do agreste alagoano”, reiterou.
“As mulheres arapiraquenses são um destaque à parte. Ressalto a atuação de Célia Rocha, sempre dedicada ao desenvolvimento do nosso município – e que, inclusive, celebra seu aniversário hoje. Relembro também minha amada mãe, Ceci Cunha, que, com sua bondade, coragem e dedicação deixou um legado de compromisso com as causas sociais e com a defesa da saúde. Sua memória permanece viva e nos inspirando. Tenho muito orgulho de ser seu filho e de ter tido meus princípios cultivados por ela e por meu pai, Juvenal Cunha”, firmou Rodrigo.
“E não poderia deixar de mencionar o atual prefeito Luciano Barbosa que, consolidou inúmeros avanços em infraestrutura, educação e saúde. Sua atuação é marcada por importantes projetos que transformaram nossa cidade e ofereceram oportunidades ao nosso povo”, prosseguiu.
No discurso, Rodrigo Cunha citou ainda lideranças e instituições da cidade, “como o Grupo Coringa e o empresário José Alexandre, cuja visão empreendedora consolidou o Grupo como uma das maiores indústrias do Nordeste, e o vitorioso ASA de Arapiraca, que eleva o nome da nossa cidade pelo Brasil por meio esporte, time hoje capitaneado pelo nosso presidente Rogério Siqueira”.
Investimentos
Rodrigo Cunha listou investimentos fundamentais garantidos em seu mandato no Senado voltados à Arapiraca. “São mais de R$ 132 milhões destinados à cidade de Arapiraca. Recursos para creches, construção de Unidades Básicas de Saúde, para o Hospital Regional, para entidades que cuidam de pessoas com deficiência, agricultura familiar, poços artesianos, cultura, esporte e também para estradas vicinais, modernização do Parque Ceci Cunha e construção do Centro de Exposições. Destaco do mesmo modo a construção do Hospital de Amor, que cuida das mulheres com câncer de mama e realiza um importante serviço de prevenção e diagnóstico. Esse hospital já atendeu mais de 56 mil mulheres de toda a região”, finalizou o senador.