Arapiraca pode ganhar Hospital Universitário
Processo de emancipação do campus local da Ufal é liderada pelo deputado federal Daniel Barbosa
A cidade de Arapiraca está prestes a vivenciar uma transformação com a possibilidade de instalação de um Hospital Universitário. Esse projeto está inserido no processo de emancipação do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), sob a liderança do deputado federal Daniel Barbosa. A proposta prevê a criação da Universidade Federal do Agreste e Sertão de Alagoas, com o objetivo de fortalecer o ensino superior na região e ampliar os investimentos em infraestrutura, incluindo o esperado hospital, que atenderá tanto aos estudantes quanto à população.
Para ao parlamentar Daniel Barbosa, a emancipação trará autonomia administrativa e financeira para a nova instituição, facilitando o acesso a recursos para expansão dos cursos e melhorias nas instalações. Entre as iniciativas previstas, a construção do Hospital Universitário é essencial para os cursos da área da saúde, como Medicina e Enfermagem, já em funcionamento no campus atual.
“Estamos assumindo o compromisso de promover o desenvolvimento do interior alagoano, formando mais profissionais qualificados e ampliando o acesso a serviços de saúde especializados para a população,” afirmou o parlamentar.
A implantação do hospital será um marco importante para Arapiraca, que já é referência em saúde e atende cerca de 50 municípios da 2ª macrorregião. O novo HU servirá como centro de formação e prática para os estudantes, além de reforçar a rede de saúde local. A emancipação do campus tem apoio unânime, contando com figuras como o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, o diretor do campus Arapiraca, Arnaldo Tenório, e o prefeito Luciano Barbosa, que destacam os impactos positivos para o ensino, a saúde e a economia da região.
Com a criação da nova universidade, o campus de Arapiraca, que já oferece uma variedade de cursos e atende centenas de alunos, deve atrair ainda mais investimentos e impulsionar o desenvolvimento local.