Arapiraca: projeto de literatura de cordel e repente é levado às escolas do município
Objetio é envolver diretamente a promoção de cantoria de viola com exercícios de letramento e valorização da cultura local
O Nordeste é um grande celeiro cultural. É daqui os mais belos e tradicionais movimentos artísticos, que abrange a literatura, a música, as artes plásticas, o artesanato e a poesia.
E para manter as tradições nordestinas acesas, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Associação dos Violeiros e Trovadores de Alagoas (AVTA), levou o projeto “Poetas nas escolas de Arapiraca” às instituições de ensino do município.
O projeto busca envolver diretamente a promoção de cantoria de viola com exercícios de letramento, valorização da cultura local — símbolo e memória —, realização de oficinas que valorizam os valores e o pertencimento das tradições regionais utilizando as linguagens oral, sonora, verbal e corporal, através do repente e suas características de manifestação popular.
Nesta quarta-feira (6), os alunos e alunas da Escola de Ensino Fundamental Carmem Yolanda Alves Ferreira, no Residencial Agreste, participaram do projeto artístico-literário com o representante da AVTA, Elias Procópio de Lima.
“Primeiramente tems de agradecer ao prefeito Luciano Barbosa, esse que nunca abandonou as raízes culturais do nosso povo e acredita na regionalidade como ponto forte da população. Esse é um projeto de valorização da nossa cultura popular, é um resgate as nossas tradições e poder levar toda essa magia da literatura de cordel e do repente para essas crianças é sem dúvida algo inexplicável, é recompensador”, destacou Elias Procópio, da Associação de Violeiros e Trovadores de Alagoas.
Estão participando do projeto as seguintes instituições de ensino:
– Escola de Ensino Fundamental Divaldo Suruagy;
– Escola de Ensino Fundamental Djalma Matheus Santana;
– Escola de Ensino Fundamental José Pereira Sobrinho;
– Escola de Ensino Fundamental Maria Cleonice;
– Escola de Ensino Fundamental José Clebson;
– Escola de Ensino Fundamental Pedro Correia das Graças;
– Escola de Ensino Fundamental Carmem Yolanda Alves Ferreira;
– Escola de Ensino Fundamental Monsenhor José Soares;
– Escola de Ensino Fundamental João Batista;
– Escola de Ensino Fundamental João Saturnino de Almeida; e
– Arapiraquinhas dos bairros Canafístula e Primavera.