Agreste

Marco histórico no município, Arapiraca promove 1ª Olimpíada Municipal de Robótica

Os alunos e alunas puderam expor um pouco do conhecimento adquirido nas salas de aulas de robótica nos stands montados no Ginásio de Esportes do Caeti-I.

Por 7Segundos com Assessoria 12/11/2024 16h04
Marco histórico no município, Arapiraca promove 1ª Olimpíada Municipal de Robótica
A olimpíada contou com a participação de mais de 500 jovens - Foto: Ascom

Finalizando as atividades da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, nesta terça-feira (12), a 1ª edição da Olimpíada Municipal de Robótica (OMR).

O evento aconteceu no ginásio de Esportes do Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral I (Caeti-I), localizado às margens da Rodovia AL-110, no bairro Arnon de Melo, e reuniu estudantes de diversas instituições de ensino do município.

Essa é uma atividade que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e dos ministérios da Educação (MEC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Governo Federal.

Estiveram presentes, na oportunidade, a secretária-adjunta de Educação, Etelvina Carnaúba, o superintendente Pedagógico, João Paulo Holanda, a gerente do Núcleo de Desenvolvimento Científico (NDC), Janice Gomes, a coordenação do SNCT, Janaína Kívia, as representantes do Instituto Federal de Alagoas (IFal) e Faculdade Cesmac do Agreste, Renata Pereira e Danielle Lima, respectivamente, e os professores dos colégios Alfa e Multivisão, Maciel Oliveira e Alany Michelly.

De acordo com a gerente do Núcleo de Desenvolvimento Científico (NDC), Janice Gomes, a OMR é um evento dedicado a promover a Ciência, a Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) entre estudantes e entusiastas da área. Este é um encontro que celebra o potencial inovador dos jovens, incentivando habilidades em robótica, programação e trabalho em equipe.

Ao longo da olimpíada, que contou com a participação de mais de 500 jovens, os participantes tiveram a oportunidade de explorar, competir e exibir suas crianções, todas elas fruto de muito aprendizado e dedicação.

Os alunos e alunas puderam expor um pouco do conhecimento adquirido nas salas de aulas de robótica nos stands montados no Ginásio de Esportes do Caeti-I. Robôs, protótipos, trios e carros elétricos e muito mais, tudo dentro das atividades voltadas à Educação Maker.

“É com um imenso prazer que hoje marcamos o nome da nossa cidade no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação. Pela primeira vez, Arapiraca promove uma Olimpíada Municipal de Robótica, e nós, do Núcleo de Desenvolvimento Científico, nos orgulhamos em poder promover algo com essa magnitude, um evento que será lembrado para sempre na Robótica Educacional de Arapiraca. E para que isso pudesse acontecer, foi fundamental a participação do prefeito Luciano Barbosa, que é um entusiasta da Educação e da Tecnologia, e de todos que compõem a Secretaria Municipal de Educação, que nos proporcionou todo o aparato para que hoje pudéssemos realizar a primeira, de muitas, Olimpíada Municipal de Robótica”, destacou a gerente do NDC, Janice Gomes.

Participaram da 1ª Olimpíada Municipal de Robótica as seguintes Instituições de Ensino:

– Escola de Ensino Fundamental Zélia Barbosa Rocha;

– Escola de Ensino Fundamental Maria Cleonice Barbosa de Almeida;

– Escola de Ensino Fundamental Germino Pedro dos Santos;

– Escola de Ensino Fundamental Carmem Yolanda Alves Ferreira;

– Escola de Ensino Fundamental Crispiniano Ferreira de Brito;

– Escola de Ensino Fundamental Divaldo Suruagy;

– Escola de Ensino Fundamental Professor Lourenço de Almeida;

– Escola de Ensino Fundamental Maria de Nazaré;

– Escola de Ensino Fundamental Monsenhor José Soares;

– Escola de Ensino Fundamental Manoel Humberto da Costa;

– Escola de Ensino Fundamental João Batista Pereira da Silva;

– Escola de Ensino Fundamental Fernando Collor de Mello;

– Instituto Federal de Alagoas;

– Faculdade Cesmac do Agreste;

– Colégio Multivisão; e

– Colégio Alfa.