Com descarte correto, campanha promove combate à dengue e consciência ambiental em Arapiraca
Município disponibiliza dois Ecopontos para o descarte
Neste mês de novembro, Arapiraca está dando um passo importante na promoção da segurança e bem-estar da comunidade, bem como de um meio ambiente mais saudável. Por meio da campanha “Pneu usado tem descarte certo”, o município vai recolher pneus inservíveis para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti através de água parada.
A campanha é um esforço multisetorial, envolvendo as secretarias municipais de Serviços Públicos, Saúde e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e acontecerá a nível estadual, a partir de uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. O projeto foi iniciado no dia 29 de outubro e seguirá até 29 de novembro.
Arapiraca é um dos polos da campanha no Agreste e disponibilizou dois Ecopontos para participar da ação: Primavera, na Rua Engenheiro Camilo Collier, e Cavaco, localizado na Rua José Luiz de Almeida. Durante este mês, ambos estarão aptos a receber somente pneus, sem resíduos domésticos, com horário de funcionamento de segunda a sexta, das 7h30 às 17h, e aos sábados das 7h30 às 12h.
É válido ressaltar que Arapiraca já possui um sistema de descarte correto para pneus e outros resíduos que a coleta tradicional não recolhe. Estes mesmos Ecopontos funcionam durante todo o ano, realizando este serviço e promovendo uma maior consciência ambiental entre os arapiraquenses.
Ao todo, Arapiraca possui quatro Ecopontos localizados em regiões estratégicas da cidade. Além das duas unidades participantes da campanha, o município possui ainda ecopontos nos bairros Jardim Esperança e Bom Sucesso. Enquanto os primeiros estarão disponíveis para receber apenas pneus durante a realização da campanha, estes últimos permanecerão recebendo todos os tipos de resíduos que normalmente contemplam, como eletrônicos, lâmpadas, pilhas, restos de construção civil, podas, óleo vegetal, móveis inservíveis e outros.
Mais saúde para a população
Os pneus são potenciais criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, porque podem acumular água parada rica em matéria orgânica que serve de alimento para as larvas do mosquito. Por isso, o descarte adequado deste material é fundamental para o combate à doença.
Além de promover pontos para o descarte correto, a campanha também vai sensibilizar e orientar estabelecimentos que vendem e revendem pneus sobre o assunto, para que assim, seja criada toda uma rede de conscientização que vai tornar Arapiraca uma cidade mais segura, consciente e livre de arboviroses.
Últimas notícias
Colisão entre motos deixa feridos na AL-115 no município de Palmeira dos Índios
[Vídeo] Suspeito de assasassinato em Arapiraca tetou se livrar da arma na frente da PM
Filho embriagado é preso por agredir a própria mãe no município de Delmiro Gouveia
Jovem é morto a tiros ao parar no sinal em moto por app na parte alta de Maceió
Polícia prende três pessoas por tráfico de drogas no município de Porto Calvo
Nova Orla do Porto de Maceió tem mais de 70% dos serviços concluídos
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
