Com descarte correto, campanha promove combate à dengue e consciência ambiental em Arapiraca
Município disponibiliza dois Ecopontos para o descarte
Neste mês de novembro, Arapiraca está dando um passo importante na promoção da segurança e bem-estar da comunidade, bem como de um meio ambiente mais saudável. Por meio da campanha “Pneu usado tem descarte certo”, o município vai recolher pneus inservíveis para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti através de água parada.
A campanha é um esforço multisetorial, envolvendo as secretarias municipais de Serviços Públicos, Saúde e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e acontecerá a nível estadual, a partir de uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. O projeto foi iniciado no dia 29 de outubro e seguirá até 29 de novembro.
Arapiraca é um dos polos da campanha no Agreste e disponibilizou dois Ecopontos para participar da ação: Primavera, na Rua Engenheiro Camilo Collier, e Cavaco, localizado na Rua José Luiz de Almeida. Durante este mês, ambos estarão aptos a receber somente pneus, sem resíduos domésticos, com horário de funcionamento de segunda a sexta, das 7h30 às 17h, e aos sábados das 7h30 às 12h.
É válido ressaltar que Arapiraca já possui um sistema de descarte correto para pneus e outros resíduos que a coleta tradicional não recolhe. Estes mesmos Ecopontos funcionam durante todo o ano, realizando este serviço e promovendo uma maior consciência ambiental entre os arapiraquenses.
Ao todo, Arapiraca possui quatro Ecopontos localizados em regiões estratégicas da cidade. Além das duas unidades participantes da campanha, o município possui ainda ecopontos nos bairros Jardim Esperança e Bom Sucesso. Enquanto os primeiros estarão disponíveis para receber apenas pneus durante a realização da campanha, estes últimos permanecerão recebendo todos os tipos de resíduos que normalmente contemplam, como eletrônicos, lâmpadas, pilhas, restos de construção civil, podas, óleo vegetal, móveis inservíveis e outros.
Mais saúde para a população
Os pneus são potenciais criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, porque podem acumular água parada rica em matéria orgânica que serve de alimento para as larvas do mosquito. Por isso, o descarte adequado deste material é fundamental para o combate à doença.
Além de promover pontos para o descarte correto, a campanha também vai sensibilizar e orientar estabelecimentos que vendem e revendem pneus sobre o assunto, para que assim, seja criada toda uma rede de conscientização que vai tornar Arapiraca uma cidade mais segura, consciente e livre de arboviroses.