Fiscalização Preventiva Integrada resgata 34 aves silvestres em Arapiraca
Animais são de 17 espécies diferentes e estavam em cativeiro
O trabalho de inteligência da equipe Fauna, integrante da 14ª edição da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do Rio São Francisco), resultou no resgate de 34 aves silvestres que eram mantidas em cativeiro, durante operação realizada no final da tarde deste domingo (17), em Arapiraca.
Os animais são de 17 espécies diferentes, todos criados sem nenhuma autorização legal e, por isso, foram resgatados pela equipe da FPI.
Entre eles há: Papagaio-verdadeiro, Papagaio-do-mangue, Araçari-do-bico-branco, Tempera-viola, Canário-da-terra, Tiziu, Azulão, Sabiá-laranjeira, Sabiá-barranco, Galo-de-campina e Xexéu-verdadeiro.
Após o resgate, todos os espécimes foram levados para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) instalado pela FPI, onde serão avaliados com o objetivo de posterior soltura em áreas de proteção ambiental conforme a ocorrência de cada espécie.
"Criar animais dessa forma, engaiolados, sem origem legal comprovada, sem que haja reprodução, só contribui para a extinção das espécies na natureza", apontou Alberto Fonseca, titular da 4° Promotoria de Justiça da Capital (Defesa do Meio Ambiente) e um dos coordenadores da FPI.
Com atuação desde a última sexta-feira (15), a equipe Fauna já resgatou outros 135 animais, a maioria aves, além de jabutis e um preá.
Entrega voluntária
Durante a FPI, vários pontos serão disponibilizados para entrega voluntária de animais silvestres criados em cativeiro. Quem participar não receberá nenhuma sanção prevista na legislação ambiental e ainda ganhará brindes, como mudas de árvores.
Os pontos para entrega voluntária de animais silvestres são os seguintes, sempre das 10h às 16h:
Limoeiro de Anadia - 18/11, na Praça Major Luiz Carlos, mais conhecida como Praça dos Mototáxis - Centro da cidade;
Junqueiro - 19/11, na Praça das Cores;
São Sebastião - 21/11, na Praça Roque Lagoa;
Campo Grande - 26/11, na Praça da Prefeitura.
Para mais informações, é preciso acompanhar o perfil da FPI do Rio São Francisco no Instagram (@fpialagoas).
Coordenada pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), a equipe Fauna é composta também pelo Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA), SOS Caatinga, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ministério Público de Alagoas (MPAL).
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
