Prefeito Júlio Cezar destaca luta de negros pela liberdade, igualdade e democracia
Em Palmeira dos Índios, a prefeitura construiu em 2021 o Memorial à Liberdade
20 de novembro é o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data, que faz reflexão a temas como igualdade social, discriminação e racismo, destaca o valor da contribuição da comunidade negra para o Brasil. Este dia também faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, em 1965. Ele foi um dos maiores líderes negros que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista e a inclusão do negro na sociedade.
Em Palmeira dos Índios, a prefeitura construiu em 2021 o Memorial à Liberdade. O monumento, que possui 4 metros, é uma homenagem ao povo negro que tanto contribuiu para o desenvolvimento do município. Essas marcas estão presentes em cada canto da cidade. Seja no Museu Xucurus, construído dentro da igreja de Nossa Senhora do Rosário, com equipamentos usados na época cruel da escravidão, ou no Quilombo da Tabacaria, o primeiro a ser certificado em Alagoas.
Para o prefeito Júlio Cezar, este dia também é importante para refletir sobre a luta dos povos negros em Palmeira dos Índios e no Brasil. “Esta data é muito importante e Palmeira tem relação com a abolição e a liberdade mas, também, sobre a carga de preconceito que é inadmissível, em pleno século XXI. Esta luta pela igualdade continua. A luta dos quilombos, mesmo sem o sangue derramado, é um exemplo disso. Somos todos iguais, Não é a cor da pele que vai diferenciar uma pessoa ser mais ou menos inteligente, ser mais ou menos bem sucedida. E eu, que sou negro, posso afirmar isso. O que importa é a luta deste povo pela liberdade, pela democracia e igualdade”, afirmou o prefeito Júlio.
Últimas notícias
Paciente morre após ambulância em que estava sendo transportada sofrer acidente na AL-220 em Batalha
Idosa fica ferida após cair em vala criada por obra no Flexais
Polícia Militar de Alagoas apreende 24 armas de fogo em uma semana
Governo dá a largada na transformação do Mercado de Jaraguá e organiza transição de permissionários para nova estrutura
Alagoas é representada por 12 produções na Feira Nacional de Artesanato
Moraes dá 5 dias para defesa de general Augusto Heleno comprovar Alzheimer
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
